Os melhores países para engenheiros trabalharem no exterior

Os melhores países para engenheiros trabalharem no exterior
09/03/2022

A cada ano que passa, os números da Receita Federal revelam que a quantidade de brasileiros que querem viver no exterior só aumenta. E talvez esse seja também o seu sonho, não é mesmo?

Para quem não quer se lançar em uma aventura, a saída é encontrar um trabalho na área de formação. Afinal, valorizar a carreira já construída no Brasil e encontrar uma oportunidade que traga estabilidade pode trazer inúmeros benefícios para a vida pessoal e profissional.

Nesse caso, engenheiros e engenheiras que procuram sair do país para consolidar a carreira em novos desafios e avançar nos conhecimentos de uma língua estrangeira devem ser atentar para os países que terão maior capacidade de absorver essa mão de obra qualificada.

Muitas vezes, a posição em uma empresa multinacional pode facilitar essa mudança e ser o pontapé inicial para deixar o Brasil. Então, acompanhe esse post e conheça os melhores países para estrangeiros trabalharem no exterior!

Trabalhar no exterior

Muitos países têm busca permanente por mão-de-obra estrangeira. As razões são diversas, desde a ausência de pessoal para executar determinadas funções até as habilidades e as características culturais distintas que profissionais estrangeiros carregam consigo.

Os profissionais brasileiros costumam ser muito bem recebidos em todos os países do mundo e, em grande parte, isso se deve à cultura e à sociabilidade brasileira. No exterior, nós somos vistos como pessoas que se relacionam com facilidade, que são empenhadas em aprender, além de habilidades de adaptação e versatilidade.

Características como essas ganham a atenção de recrutadores em diferentes países, e muitas vezes é possível conseguir um emprego ainda estando no Brasil.

Engenheiros brasileiros

Quem possui graduação e até pós-graduação em engenharia no Brasil deve se atentar para as exigências que são feitas pelo país de destino em relação à profissão. Além de conhecer o idioma local, preferencialmente, além da língua inglesa, é importante verificar a necessidade de validação do diploma.

Além disso, engenheiros brasileiros que atuam em multinacionais possuem mais chances de conquistarem vagas oportunidades de trabalho em outros países. Uma forma de se destacar é procurando atualização da carreira, com cursos de validação internacional e que disponibilizem certificações profissionais reconhecidas internacionalmente.

Melhores países para engenheiros trabalharem

Com isso em mente, onde estão as melhores vagas de emprego para os engenheiros brasileiros no exterior? Abaixo listamos alguns deles, considerando os diferentes campos de atuação em engenharia.

Estados Unidos (EUA)

Talvez esse país seja “o queridinho” dos brasileiros, pelo “sonho americano” de viver na terra do tio Sam. Além de contribuir para o desenvolvimento da língua inglesa, tão importante no mundo dos negócios e no mercado de trabalho como um todo, esse país possui diferentes oportunidades para os engenheiros.

No Vale do Silício, engenheiros formados em diferentes áreas estão sendo requisitados, já que a tecnologia está sempre avançando e construindo novas soluções para a sociedade. As áreas com grande oferta de vagas nos EUA são: engenharia de software, engenharia de energia ou de petróleo, engenharia elétrica e também para atuação no controle de qualidade.

Japão

Apesar do idioma distinto para grande parte do mundo e da cultura oriental pouco conhecida pelos brasileiros, o Japão é um ótimo destino para os engenheiros brasileiros. Este país que investe grandemente em tecnologia possui baixo índice de desemprego e uma grande parte de sua população é idosa.

Hoje o Japão possui mais oportunidades nas áreas da indústria manufatureira, automotiva e eletrônica, além de oportunidades para a engenharia civil. Descendentes de japoneses até a terceira geração - e, às vezes, até a quarta - podem encontrar trabalho com mais facilidade, inclusive antes mesmo de deixar o Brasil.

Canadá

Este país tem mantido uma busca constante por mão-de-obra estrangeira. Além da engenharia civil, as engenharias mecânica, aeronáutica e elétrica são as áreas com maiores oportunidades de trabalho.

Lá, o Brasil é o sexto maior beneficiado por programas de contratação de estrangeiros para preenchimento de vagas no país e o número tem crescido ano a ano. Além disso, a qualidade de vida no Canadá é invejável e o país fornece permissão profissional para permanência no país para quase todas as profissões.

Nova Zelândia

Este país de ótima estabilidade financeira é um dos melhores destinos para os engenheiros que querem trabalhar no exterior. O país tem buscado por profissionais na área civil que queiram contribuir para a construção de ambientes mais ecológicos e seguros, principalmente em relação aos terremotos que atingem no país.

Os neozelandeses estão buscando também por engenheiros químicos, de materiais, geotécnicos, ambientais, eletrônicos, de estruturas, industriais, mecânicos e em outras áreas de atuação. É um país com diversas oportunidades para os engenheiros brasileiros.

Agora que você já conheceu alguns dos melhores países para trabalhar como engenheiro, clique aqui e conheça algumas multinacionais que estão buscando por profissionais da engenharia!

 


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.

Compartilhe

Veja também: