O que é clima organizacional?

O que é clima organizacional?
30/09/2023

É mais difícil ser criativo e produtivo quando estamos nos sentindo cansados, estressados ou incomodados com algo. Não é mesmo?

Por essas e outras razões, o clima organizacional tem sido uma grande preocupação dos setores administrativos e de recursos humanos das empresas.

Muito mais do que um ou outro comportamento específicos, o clima de uma organização está vinculado aos valores, reações, ideais, costumes e hábitos que conformam a empresa como um todo e que constitui a forma de agir de quem ali trabalha.

Continue a leitura para que você compreenda melhor o que é clima organizacional, como isso influencia o dia-a-dia de trabalho e a sua relevância para o bem estar de uma empresa. Confira!

Ambiente de trabalho

As mudanças do mercado de trabalho vêm demandando pessoas cada vez mais engajadas. Hoje é importante criar um ambiente em que os trabalhadores possam utilizar suas capacidades criativas e queiram “vestir a camisa” da empresa.

Com essas transformações, o clima organizacional se tornou um ponto de grande relevância para o desempenho de qualquer instituição.

Afinal, esse novo cenário apresentado pelo mercado de trabalho tem identificado a necessidade de considerar as emoções, expectativas e desejos dos trabalhadores para que o dia de trabalho se torne mais agradável e produtivo.

Definição de clima organizacional

Sendo assim, clima organizacional é o conceito criado para definir a qualidade do ambiente dentro de uma organização com ou sem fins lucrativos. Se trata da forma como os colaboradores se relacionam, e como estas relações e comportamentos também constroem uma cultura no interior da empresa.

O clima organizacional é definido como a maneira como estes funcionários percebem a empresa e, a partir dessa percepção, agem no cotidiano de trabalho, optando por certos comportamentos em detrimento de outros.

Por isso, quando se fala de clima organizacional, o que se deve ter em conta é muito mais do que a atitude de uma ou de outra pessoa que trabalha naquele local.

De fato, o clima organizacional diz respeito ao coletivo de ações, ao padrão de comportamento e às expectativas criadas que, muitas vezes, podem até extrapolar as regras formais determinadas pela organização.

Cultura específica aos departamentos

É possível ainda perceber que há uma especificidade entre a forma de agir no todo da empresa e os costumes no interior dos departamentos. Como as funções costumam aproximar pessoas de personalidades similares, por suas formações e habilidades, isso também irá influenciar na criação de um micro-clima.

Pessoas com personalidades e vivências parecidas terão uma probabilidade de responder às situações de formas parecidas, principalmente se convivendo em grupo uma grande parte do dia.

Um departamento jurídico, se mais enxuto, poderá agir de forma mais comedida e discreta. Enquanto no departamento de comunicação e marketing, os colaboradores tendem a se relacionar de forma mais agitada e expansiva, até pela própria demanda de trabalho, que exige trocas e brainstorms constantes.

Influência no desempenho dos colaboradores

Sendo assim, um bom clima organizacional é aquele em que os funcionários se sintam satisfeitos e confortáveis, com suas necessidades básicas e secundárias atendidas.

Isso diz respeito tanto à questões estruturais, como a manutenção e a disponibilidade de bons equipamentos e ambientes físicos, como a valorização de relações interpessoais agradáveis e prazerosas. Geralmente, um bom ambiente de trabalho envolve bons relacionamentos entre colaboradores, gestores e líderes.

Além disso, um bom clima organizacional permite que o trabalhador sinta-se à vontade para desenvolver suas melhores habilidades e debruçar-se sobre suas tarefas de forma mais dedicada, o que irá refletir diretamente em sua produtividade.

Quando o clima organizacional é mediado por sensações ruins, como medo ou estresse, isso irá refletir no trabalho cotidiano de toda a empresa.

Caso os problemas não sejam mediados ou resolvidos, há uma tendência em aumentar a rotatividade nos cargos, criar instabilidade e especulações, prejudicando o desempenho de cada setor e da empresa como um todo.

Como está o clima organizacional na sua empresa?

Para você que não sabe responder essa pergunta o Engenha criou uma plataforma de pesquisa de clima organizacional elaborada pelos nossos especialistas para o RH de empresas de todos os portes. Clique aqui para saber mais.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.

Compartilhe

Veja também: