O que é Engenharia Ambiental?

O que é Engenharia Ambiental?
03/07/2019

A área de engenharia ambiental atrai muitas pessoas por estar ligada diretamente com um tema recorrente nos últimos anos: a preservação do meio ambiente. Mas o que é a engenharia ambiental e o que faz um engenheiro com essa formação?

Considerada uma das profissões do futuro, a área está ganhando cada vez mais espaço no mercado do trabalho e chamando a atenção de jovens em busca de uma profissão.

Esse profissional pode atuar em diversos campos, por sua característica multidisciplinar, já que a formação envolve as áreas exatas, químicas e biológicas. Além disso, por se tratar do cuidado com o ecossistema, a Engenharia Ambiental também evoca um sentido social pela necessidade de avaliação dos impactos das atividades humanas ao meio ambiente.

E, cada vez mais, com as mudanças climáticas e as alterações nas leis ambientais, esses profissionais estão sendo exigidos no mercado de trabalho. Se você tem interesse nessa área, continue a leitura e conheça mais a fundo o que é a Engenharia Ambiental.

Graduação em Engenharia Ambiental

Diferente da Gestão Ambiental, que é mais voltado para a parte administrativa - como certificações e manejo de recursos -, a Engenharia Ambiental é uma área para quem busca desenvolver soluções, alternativas e tecnologias para o meio ambiente ser preservado.

O curso de graduação em Engenharia Ambiental é um dos mais de 34 tipos de engenharias existentes hoje no Brasil, ao lado das engenharias mais conhecidas como mecânica, elétrica, civil e engenharia de produtos.

Por essa razão, assim como os demais cursos de engenharia, os 5 anos de graduação irão contemplar disciplinas como cálculo, estatística e física. As características específicas desta profissão são as formações voltadas para a área de química, biologia e geologia.

Mas se engana quem pensa que, por essa razão, não terá de trabalhar a lógica e a matemática. Como engenheiros, esses profissionais se responsabilizam por cálculos de resíduos, poluentes, entre outros, e que se tornam extremamente necessários para o bom desempenho da profissão.

A graduação ainda envolve o conhecimento da legislação ambiental, ecologia e hidráulica. Assim, o engenheiro ambiental terá a capacidade de solucionar problema ambientais, como por exemplo desequilíbrios em ecossistemas ou mau uso dos recursos naturais.

Melhores universidades

No Brasil, o curso de engenharia ambiental já está presente em diversas universidades particulares e públicas. Algumas possuem o curso há mais tempo e, por isso, apresentam grades curriculares mais estruturadas e consistentes.

Atualmente, as melhores universidades para se cursar engenharia ambiental são a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade de São Paulo (campus São Paulo e campus São Carlos), avaliados com 5 estrelas pelo Guia do Estudante.

Em seguida, com quatro estrelas estão três universidades federais, sendo a Universidade Federal da Bahia (UFBA), a Federal de Ouro Preto (UFOp) e a Federal de Viçosa (UFV).

Atuação como engenheiro ambiental

Se engana quem pensa que a área de engenharia ambiental é muito específica e que sofre com poucas oportunidades. No mercado de trabalho, os engenheiros ambientais podem atuar tanto no setor público como no setor privado, seja no meio urbano ou no meio rural.

Consultoria ambiental

Com consultoria ambiental, por exemplo, as principais atuações são concentradas na área de saneamento básico, gestão de recursos hídricos e de energia, controle de emissão de poluentes e lixo industrial, e até na área da construção civil.

Na área de saneamento, este profissional irá atuar na construção, operação e gestão de sistemas de água e esgoto. É ele quem irá se ocupar de implementar soluções para a coleta, tratamento e transporte de resíduos.

No setor hídrico, a atuação deste engenheiro está vinculada ao controle de qualidade da água, implementação de soluções para redução de consumo e também reaproveitamento, etc. O engenheiro ambiental ainda pode atuar na elaboração de licenças ambientais para diferentes áreas.

Empresas e indústrias

Como contratado em empresas privadas, o profissional poderá ser encarregado por garantir o cumprimento da legislação ambiental, propor soluções sustentáveis e econômicas para a empresa, e realizar o gerenciamento dos poluentes e resíduos produzidos pela empresa.

A atuação profissional pode começar durante o próprio curso, com estágios e Trainees que preparam o futuro engenheiro para atuar no mercado. Se você quer saber quais vagas estão disponíveis hoje para alguém formado em engenharia ambiental, clique aqui e acesse nosso site!

 

 


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.

Compartilhe

Veja também: