Empregos e carreiras em engenharia mecânica

Empregos e carreiras em engenharia mecânica
09/06/2023

Obter um diploma em áreas da engenharia permite múltiplas atuações no mercado de trabalho. Em engenharia mecânica, mais do que outras formações, as oportunidades de carreira e de emprego costumam ser diversas e gratificantes financeiramente.

Quem opta por fazer desta uma profissão deve saber, ao menos, quais as possibilidades de atuação que se apresentam no horizonte. Assim, já na durante a graduação é possível encaminhar os estudos e as pesquisas para as áreas de atuação que apresentem maior relevância e que sejam interessantes para seu próprio futuro.

No Brasil, atualmente são cerca de 93 mil profissionais no mercado, formados como engenheiros mecânicos em mais de 200 faculdade, entre particulares e públicas, distribuídas pelo país.

Se você almeja seguir esta carreira e conquistar uma posição de sucesso, com ótima remuneração, saiba como está o mercado atualmente e conheça algumas das opções mais benéficas para atuar como engenheiro mecânico.

Engenharia Mecânica

Se você está procurando definir sua profissão, é preciso conhecê-la bem antes de adentrar a um curso de graduação que exigirá uma dedicação intensa durante vários anos de sua vida.

Somente na grande área de engenharia, são 34 possibilidades de atuação diferentes, como engenharia de alimentos, engenharia mecatrônica, engenharia ambiental, engenharia de energia e, como trataremos aqui, a engenharia mecânica. Sem sombras de dúvidas, esta é uma das mais procuradas pelos futuros engenheiros, por diversas razões.

A engenharia mecânica é a área que se ocupa de estudar e atuar no desenvolvimento, gerenciamento e supervisão de sistemas mecânicos. Por ser o setor que trabalha com máquinas, equipamentos, motores e transportes, é uma área que está sempre atuando em conjunto com profissionais das áreas de elétrica, produção, automação, computação, entre outras.

Mercado de trabalho para engenheiros mecânicos

Como a área industrial e de automação está em alta com as mudanças tecnológicas e a implementação da indústria inteligente - a indústria 4.0 - a área de engenharia mecânica segue em alta no mercado de trabalho.

Apesar do grande contingente de profissionais formados anualmente, engenheiros qualificados não encontram problemas em encontrar empregos bem remunerados. Especialmente quem possui graduação em engenharia mecânica, poderá trabalhar na construção de diferentes mecanismos, desde guindastes e veículos, até smartphones, máquinas industriais, refrigeradores de ponta e aviões.

Ainda que exista uma ampla possibilidade de desenvolvimento de carreira, é importante especializar-se em um setor específico, já que a demanda é altamente específica e exige conhecimentos vastos na área onde o engenheiro irá atuar

Melhores oportunidades de emprego e carreiras

Após os 5 anos de graduação, estudando disciplinas variadas como álgebra e cálculo, materiais de construção mecânica, mecânica de fluidos e de sólidos, e projetos e construção de máquinas, é chegado o momento de ir para o mercado de trabalho.

Um profissional formado costuma iniciar a carreira com um salário médio de 4 mil reais, mas conforme o desenvolvimento das experiências, a tendência é a remuneração ultrapassar os 35 mil reais no momento de auge de atuação. Agora confira algumas das melhores oportunidades de empregos e carreiras hoje no Brasil.

Setor automobilístico

Essa área e o setor de aeronáutica são dois dos mais tradicionais ramos para atuação de um engenheiro mecânico. Em fábricas e montadoras de automóveis, o profissional pode atuar em quase todos os setores da cadeia de produção, no desenvolvimento de sistemas de refrigeração, de motores, carroceria e suspensão. Também pode atuar em posições de liderança, realizando a gestão e o acompanhamento de projetos e equipes.

Setor metalúrgico

Na indústria metalúrgica, o engenheiro é responsável por conduzir e gerir projetos e equipes. Ele poderá ficar responsável por supervisionar o bom funcionamento dos equipamentos e também pode atuar na extração e manipulação de metais para a produção de peças para outros setores, como o de engenharia civil.

Setor energético

A área de energia está em alta no momento, com os países ao redor do mundo buscando soluções energéticas para suas indústrias e transportes. É uma área de grande proeminência no mercado de trabalho e na qual o engenheiro mecânico tem boas oportunidades de atuação.

O profissional pode atuar em grandes empresas do ramo energético e petroquímico, como a Petrobrás, a Usiminas, a Vale, entre outras, implementando projetos que envolvem a extração de produtos minerais e seu refino, mas também a produção de biocombustíveis e geração de energia eólica.

Área de fluidos

Nessa área, o profissional irá atuar com máquinas hidráulicas e pneumáticas, como as bombas d’água, elevadores hidráulicos e outros equipamentos que funcionam a base de fluidos - líquidos ou gasosos.

Gestão

Esta é uma área promissora para profissionais da engenharia que lidam bem com equipes e saibam atuar com responsabilidade e consistência. A área de gestão de projetos envolve controlar bem os prazos, conseguir resolver problemas e trabalhar em conjunto com profissionais de outras áreas da engenharia.

Se você gostou de conhecer algumas opções de empregos e carreiras em engenharia mecânica, clique aqui e confira no site da Engenha algumas das oportunidades disponíveis hoje no mercado!


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.

Compartilhe

Veja também: