Entenda a importância do voluntariado no mercado de trabalho

Entenda a importância do voluntariado no mercado de trabalho
02/03/2020

Buscar uma colocação no mercado de trabalho não está sendo uma tarefa das mais simples. Seja para um profissional novo ou que já tem experiência, por isso o voluntariado no mercado de trabalho faz muita diferença.

Neste artigo você aprende sobre como pode usar o voluntariado no mercado de trabalho. Para conseguir se recolocar no mercado ou para te ajudar a conseguir subir na sua área. Sempre lembrando que trabalho voluntário não é brincadeira e não deve ser realizado sem de fato ter o interesse em ajudar aquela causa.

Busca pelo primeiro emprego

Na falta de experiência para colocar no currículo, quem está tentando encontrar o primeiro emprego pode e deve apostar no voluntariado no mercado de trabalho. Ter trabalho voluntário para colocar no currículo pode ajudar a conquistar o primeiro emprego.

Os jovens correspondem a 41% dos desempregados no Brasil. E a maior reclamação é a exigência de experiência nas vagas de emprego. Por isso ter alguma bagagem, mesmo que pessoal pode ajudar muito.

Além disso no trabalho voluntário você encontra pessoas de todas as áreas. E assim consegue fazer não apenas amizades, mas também network para quem sabe ser indicado para uma vaga.

O network não significa necessariamente que alguém vai aparecer te oferecendo uma vaga. Mas pode resultar em uma rede que vai te ajudar a se qualificar melhor e conseguir mais oportunidades para entrevistas de emprego.

Como colocar no currículo

A experiência com voluntariado deve ser colocada na área de cursos complementares e outras experiências. Junto a cursos de idiomas e outras capacitações que não sejam acadêmicas. 

Nesse momento você pode ressaltar se conquistou cargos superiores na organização e quais conquistas foram realizadas com a sua ajuda. Além disso não se esqueça de deixar claro com qual a instituição e a causa que você trabalhou. Também coloque o período que trabalhou na instituição.

Se você trabalhou em mais de uma organização em vários períodos. Pode listar todas adequadamente. Mas vale tomar cuidado para não deixar o seu currículo poluído visualmente. Tenha sempre cuidado com a formatação.

Tipos de trabalho voluntario

Muitas pessoas não fazem trabalho voluntário por acharem que não encontram uma causa com a qual se identifiquem. Porém existem muitos tipos de trabalho voluntário e não é difícil encontrar uma causa que te motive e que te faça querer ajudar. 

Descubra alguns desses tipos de voluntariado abaixo:

Cultura e Educação

Existem muitas comunidades carentes, onde falta estudo de qualidade e acesso a cultura. Participar de movimentos que ajudam as crianças e adultos dessas localidades a ter acesso a cultura e educação é uma ótima forma de trabalhar voluntariamente. 

Você pode dar aula de praticamente qualquer conhecimento que você tenha. Informática, reforço de algumas disciplinas escolares, finanças pessoais, artes, atuação, artesanato e até esportes. Tudo isso pode mudar a vida de muita gente.

Causas ambientais e animais

As causas ambientais e animais estão ganhando força recentemente e felizmente muita gente está se engajando para resolver esses problemas. Se você gosta de animais ou simplesmente entende que a terra não está mais dando conta da quantidade de lixo gerada pelos humanos. Então essa pode ser a causa para você.

E não precisa ser vegetariano ou mudar complemente seu estilo de vida. Mas essa pode ser uma ótima forma também de alcançar melhorias pessoais.

Intercâmbio voluntário

O intercâmbio voluntário é uma ótima chance para quem quer mudar de estilo de vida por um tempo. Conhecer um lugar novo e aprender uma nova língua e uma nova cultura enquanto também ajuda pessoas.

Existem plataformas especializadas nesse tipo de intercâmbio e se você é jovem e quer fazer algo pela sua carreira enquanto ajuda pessoas, essa pode ser a melhor escolha. Além disso o seu trabalho voluntário não precisa acabar quando você voltar para casa, esse pode ser apenas o pontapé inicial.

Idosos e Moradores de Rua

Também é possível ajudar visitando idosos em casas de repouso, seja arrecadando e levando suprimentos ou simplesmente visitando e conversando com eles. Muitos só querem um pouco de atenção. 

Outra forma de ajudar é trabalhando com organizações que organizam formas de ajudar moradores de rua. Seja arrecadando e preparando refeições, ou levando roupas e agasalhos. E até mesmo conversando com eles, dando assistência social ou proporcionando um banho ou um corte de cabelo.

O que o voluntariado agrega ao profissional?

O voluntariado no mercado de trabalho tem valor pois agrega ao perfil profissional. As empresas enxergam grandes diferenciais nos profissionais com trabalho voluntário no currículo. Entenda algumas dessas qualidades abaixo:

Senso de empatia e responsabilidade

Trabalhar para ajudar outra pessoa, animal ou mesmo o planeta gera um senso de empatia e responsabilidade no voluntário. Esses profissionais tendem a ser mais flexíveis e se envolver menos em desentendimentos dentro da empresa. Além de se empenharem mais para realizar suas atividades e resolver problemas.

Aprendizado e autoconhecimento

Dentro de um trabalho voluntário você não apenas doa tempo e conhecimento, você também aprende coisas. Você aprende sobre a realidade diferente das outras pessoas, pode aprender também sobre como tornar a empresa em que trabalha mais sustentável ou como reduzir custos. 

O voluntariado no mercado de trabalho traz muitos benefícios para o profissional. Um deles é o autoconhecimento que resulta em um profissional mais confiante, engajado e que valoriza e aprimora as próprias habilidades. Sempre disposto a aprender e crescer mais como pessoa e profissional. Ou seja, sempre alcançando mais desenvolvimento pessoal e profissional.

Organização e motivação

Pessoas que fazem trabalho voluntário também são mais organizadas e motivadas. Afinal tendem a fazer coisas com as quais se importam. E por isso possuem mais foco e disposição para o trabalho.

Gostou do artigo? Já trabalhou com voluntariado? Conta para gente quais as suas experiências como voluntário ou qual causa você vai ajudar a partir de agora!


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.

Compartilhe

Veja também: