Como fazer negociação salarial na entrevista de emprego?

Como fazer negociação salarial na entrevista de emprego?
04/11/2019

O momento de fazer uma negociação salarial na entrevista de emprego pode assustar muita gente. Alguns profissionais acabam até desistindo de negociar e aceitando o que a empresa oferecer. Mas isso não é necessário, você pode ficar tranquilo e fazer uma ótima negociação.

Com as dicas deste artigo é possível fazer uma negociação tranquila, sem medo e bem-sucedida. Claro que nem sempre dá certo logo de cara e a empresa aceita sua oferta. Mas se você negociar de forma coerente as chances de conseguir uma ótima remuneração são altas.

Seu perfil condiz com uma negociação salarial?

Não adianta querer fazer uma negociação salarial se o seu perfil não condiz com isso. Se você vai entrar na empresa sem nenhuma especialização, nenhum diferencial, não adianta querer ganhar mais. É preciso avaliar se o seu perfil está adequado para pedir um valor acima.

Claro que é necessário pedir um valor adequado para o mercado, mesmo que você esteja começando agora a sua carreira. Mas se você tem um curso diferencial ou aprendeu a fazer algo que poucos sabem na sua área, com certeza a negociação salarial pende ao seu favor.

Ter experiência diferenciada, como um intercâmbio de negócios, por exemplo, ajuda bastante para conseguir uma negociação bem-sucedida. A dica então é buscar ter um diferencial para apresentar no seu currículo e na sua entrevista. Para evitar que o seu valor de mercado esteja abaixo do que o valor que você quer pedir na sua negociação.

O que levar em conta na hora de negociar

Agora que você já sabe sobre o seu perfil e como ele pode te dar vantagem na negociação salarial na entrevista de emprego. Você precisa avaliar alguns pontos na hora de negociar. O primeiro deles são os benefícios oferecidos pela empresa. Levando em consideração que algumas empresas oferecem ótimos benefícios, reduzindo alguns dos seus custos.

Se a empresa oferece bons benefícios, como planos de saúde, se inclui plano dentário, auxílio alimentação e outros benefícios, é importante considerar o seu pedido. Para evitar exigências incoerentes. 

Outro fator importante é a situação atual da empresa. Antes de ir para a entrevista de emprego você precisa aprender sobre o mercado e a situação da empresa. Quanto maior a empresa mais fácil de descobrir esse tipo de coisa com uma simples pesquisa.

Se a empresa estiver em uma crise financeira séria não vai querer gastar com um novo funcionário com exigências incoerentes. Então leve esse fator em consideração para evitar que a sua oferta salarial seja exagerada.

Seja cordial e flexível

Arrogância não vai te fazer entrar na empresa e mesmo que você consiga provavelmente será um ambiente desconfortável para você e os outros. Portanto seja cordial na entrevista de emprego, inclusive no momento de negociar.

Não vá com uma proposta fechada sem a possibilidade de aceitar algo diferente daquilo. Seja flexível e converse, você precisa ouvir o seu entrevistador. Uma negociação justa e bem-sucedida vai atender as necessidades das duas partes e todos vão ficar felizes no final. Você deve sim querer o melhor para você, mas também deve agregar e ser um diferencial para a empresa.

Esteja preparado

Como você deve ter notado ao longo deste artigo, você precisa ir preparado para a entrevista de emprego. Entenda a faixa salarial do cargo para o qual você se candidatou, saiba bem sobre os benefícios que a empresa oferece e conheça as tarefas da sua área de trabalho.

Conheça a empresa, leve seus argumentos prontos, bons argumentos. E não tenha vergonha de ensaiar em casa. Se preciso ensaie em frente ao espelho, esteja bem preparado para o que você vai falar. Imagine o que o entrevistador pode falar e se prepare para responder de forma coesa e tranquila.

Erros comuns

Muita gente comete erros grotescos na hora de fazer uma negociação salarial. Por isso é importante você aprender também o que não fazer, para evitar cometer esses mesmos erros. Saiba quais os piores equívocos cometidos por candidatos na hora de falar sobre salário na entrevista de emprego.

Começar pela questão salarial

Um grande erro do candidato é já chegar falando sobre dinheiro. Você deve esperar o momento certo, aguarde o entrevistador começar a falar sobre o salário e benefícios. Geralmente no final da entrevista eles apresentam o valor do salário, benefícios e perguntam se você tem alguma observação ou pergunta.

É nesse momento que você deve começar a negociação, claro que com sensatez. Mas aguarde o entrevistador falar a respeito. 

Indicar desespero pela vaga

Nada de começar falando que precisa muito do emprego, que está querendo muito e que faria tudo para ficar. Por mais que você precise muito, se deixar isso transparecer tão abertamente o entrevistador pode ver a oportunidade de contratar um bom funcionário por um valor menor.

Então demonstre sim interesse na vaga e na empresa. Mas sem desespero, a empresa precisa sentir que contratar você será como um investimento. E pagar um bom salário para você trará retorno por te ter na equipe.

Enviar e-mail sobre salário

Enviar e-mail falando sobre o salário é um erro comum e terrível. Esse não é um assunto para ser tratado por e-mail ou telefone. Apenas na entrevista no momento certo. Alguns processos seletivos realmente demoram um pouco mais e podem deixar algumas pessoas ansiosas. É preciso se controlar para fazer tudo da melhor forma.

Falar da sua vida pessoal

Trazer motivos como os seus filhos, problemas pessoais, contas atrasadas. Esse tipo de coisa só faz você perder pontos na sua negociação. É muito importante saber separar a sua vida pessoal da profissional, por mais que elas conversem entre si. Você não pode confundir as coisas.

Essas coisas só vão deixar a sua negociação enfraquecida. E pode fazer o entrevistador acreditar até mesmo que você não está apto para ser contratado. Por isso leve argumentos relacionados a sua qualificação para a vaga.

Seja um bom profissional

O mais importante para conseguir uma vaga no mercado de trabalho e uma negociação salarial bem-sucedida é ser um bom profissional. Você deve mostrar que é adequado para a vaga, que possui diferencial e que está apto para entregar o melhor para a empresa.

Se você é o melhor candidato não existe motivos para a empresa não considerar aceitar uma proposta salarial melhor do que a eles pretendiam pagar antes. E o mais importante é de fato se esforçar, continuar aprendendo, recebendo bem as críticas e entregando o melhor para a empresa depois de ter sido contratado.

Gostou das nossas dicas? Cadastre seu currículo na nossa plataforma e confira ótimas vagas de emprego.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.

Compartilhe

Veja também: