Vale a pena empreender no Brasil?

Vale a pena empreender no Brasil?
29/06/2020

Empreender no Brasil é para os fortes. Com certeza essa não é uma jornada fácil, porém não desanime, é possível obter sucesso como empreendedor no Brasil, mas também é necessário muito suor e lágrimas no caminho.

Neste artigo você aprende sobre como funciona o empreendedorismo no país e descobre se vale a pena empreender no Brasil. Na verdade tudo vai depender de você, mas é muito importante estar ciente do que está por vir caso aceite o desafio.

Empreender por necessidade ou oportunidade

Existem duas formas de começar no empreendedorismo, pela necessidade e pela oportunidade. O empreendedor por necessidade se vê sem fonte de renda e obviamente precisa dar um jeito de pagar as contas e alimentar a família. Então essa pessoa vai em busca de uma forma de ganhar dinheiro licitamente sem a necessidade de um vínculo empregatício.

Já o empreendedor por oportunidade é uma pessoa que pode trabalhar de carteira assinada, por exemplo, mas opta por abrir seu próprio negócio. Com um planejamento, uma ideia com bons fundamentos, metas e objetivos.

O que é ser empreendedor?

A palavra empreendedora vem do francês e significa basicamente “alguém que assume riscos”. E essa é uma boa descrição do que é ser empreendedor. O empreendedor precisa assumir riscos, ser paciente, empenhado e muito organizado. Além de ter inteligência emocional.

Uma pesquisa realizada pelo Global Entrepreneurship Monitor, chegou à conclusão que 38% da população brasileira trabalha como empreendedor. Ou seja, atualmente 52 milhões de brasileiros criaram um negócio. 

Esses podem ser empreendedores por necessidade ou oportunidade. Mas a verdade é que segundo o IBGE, a queda na taxa de desemprego se deve ao aumento expressivo do trabalho informal, ou seja, a maioria são empreendedores por necessidade.

Burocracias e custos

Para quem pretende começar sozinho optar por processos simplificados para abrir uma empresa é a melhor opção. Você pode se tornar um MEI (microempreendedor individual) ou abrir uma Microempresa (ME). A diferença é o faturamento dos dois, sendo que o faturamento anual do MEI é de até R$81 mil, e o faturamento do ME é de R$360 mil.

Alguns outros detalhes também são importantes como o número de funcionários. Além disso, a medida que sua empresa cresce, os seus custos também crescem. E os impostos sobre o seu serviço ficam mais caros.

O MEI precisa pagar o INSS, sendo o equivalente a 5% do salário mínimo, mais taxas de ISS e/ou ICMS. 

Também é possível abrir uma empresa de pequeno porte (EPP), se tornar um empreendedor individual (EI), ou abrir uma empresa individual de responsabilidade limitada (EIRELI). 

Existem outras categorias, mas o mais importante é averiguar qual o perfil da sua empresa e até onde você pretende chegar antes de começar. Depois disso é possível mudar o seu registro de acordo com o crescimento do seu negócio.

Motivação

Qual a sua motivação para empreender? É muito importante ter o motivo certo. Isso por que em 2015 o IBGE apontou que 60% das empresas fecham suas portas em até 5 anos de vida. O que significa que é possível abrir um negócio, mas as chances de falir e precisar fechar o seu empreendimento também são altas. 

Então entenda quais os motivos mais comuns para as pessoas resolverem abrir um negócio e quais não são bons motivos.

Dinheiro

Quem quer abrir um negócio apenas pensando em ganhar muito dinheiro pode se dar mal. Claro que o bom empreendedor deve sim pensar no lucro, e isso é essencial para o sucesso de uma empresa. 

Porém uma empresa não costuma se pagar até o primeiro ano de negócio. O que significa que é necessário começar pensando em ter uma boa reserva para si mesmo e também para manter a empresa nesse primeiro ano. E também em reduzir os seu custo de vida.

Além disso quem quer trabalhar apenas pensando em ganhar muito dinheiro não costuma ir muito longe. Afinal acaba tomando atitudes precipitadas ou não tem uma boa gestão de riscos, pois não analisa as situações como um todo.

Trabalhar menos

Empreendedores costumam trabalhar em média 10 a 12 horas por dia. E alguns trabalham muito mais. Para fazer um negócio dar certo, principalmente no começo, é necessário trabalhar muito mais tempo por dia do que apenas bater ponto e fazer o horário comercial de trabalho assim como o funcionário de uma empresa.

Muita gente acredita que vai trabalhar menos sendo empreendedor por não ver o dono da empresa em que trabalha dentro da empresa todos os dias. Ou por acreditar que poderá fazer seu próprio horário. A verdade é que quem é dono da empresa precisa trabalhar muitas vezes o dobro de tempo que seus funcionários, principalmente no início.

Ser seu próprio chefe

E quem nunca escutou a frase “vou empreender para ser meu próprio chefe” pode parecer realmente algo muito bom. Mas se você não se cobrar a administrar bem a empresa, a tomar boas decisões econômicas e estratégicas e simplesmente fazer o que der vontade, sem um planejamento, nada dará certo. Por isso ser seu próprio chefe pode significar precisar se cobrar muito mais.

Sonho de fazer o que ama

Fazer o que ama pode realmente te dar a chance de ser mais empenhado e fazer o seu melhor. Porém não será possível fazer apenas o que você ama. Quem começa uma empresa precisa saber fazer todo o resto para fazer a empresa dar certo e sobreviver além dos 5 primeiros anos.

Por isso independente se a sua empresa é uma loja de artesanato, por exemplo. É preciso desenvolver bem atividades como negociação com fornecedores, administrar finanças, precificar produtos, desenvolver questões burocráticas, fazer marketing, ser um bom líder e desenvolver muitas outras atividades. Empreender nunca será apenas flores. Mais importante do que simplesmente querer fazer o que ama, é ter um propósito. 

Vale a pena empreender no Brasil?

Pode parecer desanimador empreender em meio a crise econômica e política brasileira, e em frente a tanta burocracia e impostos. Porém empreender no Brasil ainda é um cenário positivo, mesmo sendo desafiador, é totalmente possível obter sucesso e vale a pena empreender no Brasil.

O mais importante é focar nas coisas que vão te possibilitar ter êxito nessa empreitada. Aposte em planejamento, organização, foco e seja flexível. Teimosia é diferente de persistência. 

Teimosia não leva nenhum empreendedor ao sucesso, se perceber que seu plano principal não está indo bem, tenha a capacidade de ser flexível para mudar o seu plano, reorganizar suas ideias e assumir novos riscos com responsabilidade e muito trabalho.

Gostou do nosso artigo? Qual é a sua opinião sobre empreendedorismo no Brasil? 


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.

Compartilhe

Veja também: