Como uma pessoa sem técnicas de liderança pode liderar uma equipe?

Como uma pessoa sem técnicas de liderança pode liderar uma equipe?
22/03/2023

Se você é engenheiro ou de outra área de exatas, provavelmente passou a graduação se debruçando para resolver problemas matemáticos e objetivos, mas praticamente esqueceu-se de que no mercado de trabalho teria de lidar com pessoas e até liderar uma equipe. Não é mesmo?

As habilidades exatas e analíticas são, em geral, as mais bem desenvolvidas pelos profissionais ligados ao campo da engenharia. Dê a este profissional um problema de cálculo ou um projeto grandioso em engenharia e, ainda que seja desafiador, ele terá muitas ferramentas para resolvê-lo e executá-lo.

Porém, quando o assunto é exercer a liderança, muitas vezes os engenheiros se vêem perdidos ou sem os recursos necessários para empregarem a capacidade de líder.

Além da área de engenharia atrair pessoas com perfis em que os pontos fortes estão ligados às questões objetivas e palpáveis, a própria formação do engenheiro durante os anos de estudos não se costuma atentar-se para o desenvolvimento das habilidades emocionais, sociais e subjetivas.

Assim, é comum que, no mercado de trabalho, os engenheiros verifiquem um grande desafio no momento de gerir equipes e se tornar um bom líder. Às vezes não sabem de onde partir para liderar uma equipe e a torná-la mais produtiva.

Por isso, a habilidade de boa liderança se torna um diferencial essencial para alcançar melhores cargos e salários no ramo e, de antemão, causar boa impressão na entrevista de emprego. Pensando em te auxiliar nesse problema, a Engenha separou algumas dicas para engenheiros se tornarem melhores líderes. Confira!

O que é liderança?

Maquinário, ferramentas e softwares altamente tecnológicos: todos esses elementos contribuem para aumentar a produtividade e a qualidade dos serviços e produtos ofertados pelas empresas.

Porém, é o capital humano que se relaciona com todos esses recursos. Assim, as pessoas envolvidas nos processos produtivos são as responsáveis por tornar uma empresa mais ou menos produtiva. E os líderes que coordenam, engajam as pessoas e promovem o trabalho em equipe, são peças-chave para atingir melhores resultados.

Podemos então definir a liderança como a capacidade desenvolvida por pessoas para coordenar, organizar, estimular e influenciar pessoas e equipes a agirem de uma forma ou de outra. E assim, impactam diretamente ou indiretamente na concretização dos objetivos da organização onde atuam.

Tipos de líderes

Há líderes autocráticos ou autoritários, que determinam sozinhos os caminhos a serem seguidos pelas equipes. Líderes carismáticos ou motivacionais, que encantam os subordinados e os incentivam a agirem a partir do envolvimento emocional. Líderes democráticos ou liberais, que permitem a participação da equipe na tomada de decisões em diferentes níveis.

Todos estes possuem habilidades interessantes a serem compreendidas e que podem ser mais ou menos eficazes de acordo com o contexto de atuação. Por isso, um líder ideal é aquele que consegue compreender seu entorno e as características de sua equipe, coletiva e particularmente, e promover ações para que essas habilidades sejam integradas ao objetivo e aos valores da empresa.

Quais as habilidades essenciais para liderar uma equipe?

Com a mudança nas dinâmicas produtivas pela Indústria 4.0, que está sendo impactada pela forma das pessoas se relacionarem e das novas exigências mercadológicas, as habilidades do líder moderno também estão sendo ajustadas.

Quando o líder é incrível e excepcional, ele é capaz de impulsionar sua equipe a agir de forma coordenada e contributiva, aumentando a qualidade da atuação da equipe. Ele consegue perceber as singularidades das pessoas e aplicar essa compreensão em ações desde o planejamento até a execução das tarefas pela equipe.

Pensando nisso, quais seriam as habilidades essenciais para liderar uma equipe de forma produtiva no dia-a-dia? Entre as habilidades mais importantes, estão:

Ouvir e compreender as pessoas
Atuar cooperativamente
Boa expressão e capacidade de comunicação
Talento social (composição da equipe)
Talento nos negócios (percepção de mercado)
Inteligência emocional

Inteligência emocional

Na nova configuração do mercado de trabalho, muito além de um QI elevado, com habilidades de raciocínio aprimoradas, o líder precisa desenvolver a inteligência emocional. Essa tem sido uma demanda muito requerida no mercado de trabalho e pouco aprimorada pelos engenheiros, de uma forma geral.

Afinal, liderar equipes se trata de coordenar pessoas que possuem influências culturais particulares, com valores, experiências e personalidades distintas - principalmente em multinacionais, que conta com a presença de pessoas de distintas nacionalidades. E isso não é fácil!

Ampliar a habilidade interpessoal é fundamental para que o líder construa uma equipe de alta performance. Assim, primeiramente ele precisa desenvolver suas próprias capacidades. Isso inclui autoconhecimento, autogerência, automotivação, empatia, gestão de frustrações e engajamento.

Cada uma dessas capacidades, que formam a inteligência emocional, acaba por influenciar a outra de forma mútua. Ao conhecer suas próprias dores e anseios, o líder consegue canalizar suas emoções de forma equilibrada, sem descontar as frustrações pessoais na equipe.

Além disso, por estar engajado com a empresa e com seus sonhos, é motivador para demais funcionários. Ao ser empático, compreende bem e administra de forma inteligente as dificuldades e desafios enfrentados pelas pessoas de sua equipe, impactando em planejamentos eficientes e resultados produtivos.

E, dessa forma, liderar a equipe se torna mais fácil ao passo em que cada uma dessas habilidades vão sendo desenvolvidas no âmbito pessoal e empregadas no cotidiano empresarial. Afinal, o aprendizado na prática, com erros e acertos, também fazem com que a atitude de liderança seja revista e aprimorada.

Então, se você está buscando uma colocação profissional em posição de liderança para avançar na carreira e ampliar suas habilidades interpessoais, confira as vagas disponíveis para as diferentes áreas de engenharia na Engenha, clicando aqui!


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.

Compartilhe

Veja também: