Você só tem 7 segundos para causar uma boa primeira impressão

Você só tem 7 segundos para causar uma boa primeira impressão
15/06/2022

Todos sabem quão importantes são as primeiras impressões. Mas nem todo mundo sabe que a "primeira impressão" é, na verdade, apenas uma segunda janela de sete segundos após o primeiro encontro com alguém.

Isso significa que, em uma entrevista, você precisa agir rapidamente para causar uma primeira impressão brilhante em seus entrevistadores.

Sorria

Sua expressão facial é muito importante para causar uma boa impressão. Você precisa ter certeza de que sua expressão está dizendo mais sobre você do que palavras. Mas cuidado para não ter um sorriso falso no rosto. O entrevistador precisa passar os sete segundos pensando que você é confiante e profissional.

Aperte as mãos

O aperto de mão é o sinal universalmente aceito de profissionalismo, educação e confiança. Um bom aperto de mão é uma boa arte; um equilíbrio complicado entre um aperto forte e fraco. Além disso, certifique-se de apertar todas as mãos se houver vários entrevistadores. Cumprimente todos separadamente e você terá se apresentado bem, criando uma boa impressão de você.

Apresente-se

As chances são de que alguém provavelmente te chamou de uma sala de espera com um arquivo de anotações sobre você, para que eles saibam quem você é. Mas mesmo assim, quando você apertar suas mãos, apenas diga "Oi, eu sou Fulano(a)"; eles então se apresentarão e você poderá responder "prazer em conhecê-lo" ou algo semelhante. Isso quebra a tensão e dá aos primeiros segundos um tópico de conversa.

Fale claramente

Não adianta se apresentar e dizer coisas maravilhosas se os entrevistadores não conseguem entender o que você está dizendo. Fale de maneira competente e confiante, certificando-se de que o que você diz é relevante e apropriado. Certifique-se de que você não fala muito alto e fale em um tom apropriado.

Mantenha contato visual

Se você não fizer um contato visual vai parecer que está nervoso ou rude. Portanto, para fazer uma boa primeira impressão, certifique-se de olhar para o entrevistador assim que entrar na sala e mantê-lo enquanto aperta as mãos e se apresenta, mas mantenha o contato visual com o entrevistador por pelo menos 30% durante a entrevista.

É muito para lembrar e colocar em prática, mas vai acabar antes que você imagine, em sete segundos para ser exato. Então sorria, aperte as mãos, fale claramente para criar a melhor primeira impressão de sempre.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.

Compartilhe

Veja também: