Conte-me um pouco sobre você...

Conte-me um pouco sobre você...
19/02/2022

Esta é uma das perguntas mais comuns em uma entrevista, então sempre prepare uma resposta. Não se preocupe com sua vida particular, use isso como uma chance de começar a explicar por que você será bom para o trabalho.

Dê uma visão geral de sua experiência, onde você está agora e o que você pretende atingir para o futuro. Você deve ser capaz de falar com confiança sobre si mesmo por alguns minutos, mas certifique-se de não começar a divagar e compartilhar informações inúteis sobre si mesmo.

Quais são os seus pontos fortes?

Antes da entrevista, avalie onde estão seus pontos fortes e fracos. Você pode ter identificado algumas áreas em que você se sente bem, então selecione as habilidades que melhor se alinham com o cargo que você está solicitando. Você está sendo perguntado sobre o que você é bom, então, embora seja importante que você pareça confiante, tente evitar ser arrogante.

Quais são seus pontos fracos?

Você pode pensar que mostrar suas fraquezas provavelmente prejudicará suas chances de conseguir o emprego, mas, na verdade, os recrutadores estão cansados ​​de ouvir respostas como “meu problema é que sou perfeccionista”.

Essas respostas não são muito honestas; Todos nós aceitamos que ninguém é perfeito, e esta é sua chance de mostrar que você é honesto e capaz de se auto-avaliar.

Você também deve ter cuidado para não escolher uma grande falha de personagem que possa lhe custar o trabalho.

Uma vez que você explicou onde estão suas fraquezas, você deve explicar que medidas você está tomando ou vai tomar, para tentar melhorar. Não seja muito crítico consigo mesmo, mas mostre ao entrevistador que você entende que todos têm pontos fracos e que você pode identificar a melhor maneira de superar esses desafios.

Onde você se vê no futuro?

Naturalmente, ninguém espera que você saiba exatamente o que estará fazendo daqui a cinco anos, mas essa é uma oportunidade para o entrevistador entender seus objetivos de carreira. Não há problema em dizer que você gostaria de progredir.

A melhor maneira de responder a essa pergunta é com seus objetivos de carreira, explicando como um trabalho na empresa ajudará você a alcançá-los. Expresse seu interesse em uma carreira de longo prazo.

Por que você está deixando seu emprego atual

O objetivo desta pergunta é descobrir por que você está fazendo uma mudança de carreira e se está deixando seu emprego anterior em boas ou más condições. Se você estiver saindo por conta própria, talvez esteja apenas cansado do trabalho em que esteve nos últimos anos, explique que está procurando novos desafios.

Se você está procurando um novo emprego porque não se dá bem com seu chefe ou seus colegas, evite falar mal da empresa, chege e colegas, não é profissional.

Se você está deixando seu emprego atual porque foi demitido, seja honesto. Não mergulhe em um discurso profundo sobre como você foi injustamente demitido ou seu novo chefe não gostou de você, isso faz parecer que você está tentando esconder alguma coisa. Existem muitas razões pelas quais uma empresa pode deixar você ir, por isso, seja honesto e breve.

 


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.

Compartilhe

Veja também: