Como se recolocar no mercado de trabalho após os 50 anos

Como se recolocar no mercado de trabalho após os 50 anos
02/02/2020

Se recolocar no mercado de trabalho após os 50 anos pode não parecer tarefa fácil. Mas é totalmente possível conseguir um emprego após a saída do mercado de trabalho e retornar após os 50 anos de idade. 

Para os jovens chega a ser mais difícil conseguir emprego do que para os maiores de 50 anos. Isso pode parecer confuso. Mas segundo informações da Secretária de Trabalho do Ministério de Economia, a quantidade de idosos acima dos 65 anos no mercado de trabalho cresceu em 43% nos últimos quatro anos.

Se você está buscando recolocação no mercado de trabalho e tem mais de 50 anos de idade deve usar seus pontos fortes a seu favor. Neste artigo você confere dicas de como conseguir um novo trabalho mesmo com toda a competição.

Mercado de trabalho após os 50 anos

O mercado de trabalho no geral busca inovação ao mesmo tempo que quer experiência e profissionais com inteligência emocional. Isso para lidar com o estresse do cotidiano e desenvolver um bom trabalho em equipe, mesmo em meio a cobrança de prazos e outras exigências.

E nisso os candidatos com mais de 50 anos se destacam. Além de ter muita experiência de vida e de trabalho. Também conseguem apresentar mais tranquilidade em situações onde são muito exigidos.

Porém parte do mercado ainda apresenta resistência aos profissionais com mais de 50 anos. Isso se deve ao medo de falta de flexibilidade e exigência de salários altíssimos por parte desses candidatos. No entanto, os pontos positivos citados acima pesam mais que os negativos. 

Os profissionais com mais de 50 anos devem apostar nesses pontos fortes. Nada da frase “eu não tenho mais idade para isso”. Ou de demonstrar grande preocupação com a idade na hora da entrevista ou de enviar a sua carta de apresentação.

Pelo contrário, você deve demonstrar que mesmo com a maior idade e experiência, está disposto e aberto para aprender, além de ter facilidade em lidar com situações estressantes e de tomada de decisão. 

A capacidade de apresentar uma grande diversidade de ideias também é algo esperado do profissional do futuro e que as empresas acreditam encontrar em candidatos mais velhos. Tudo isso agrega muito mais valor e é procurado pelo mercado de trabalho. 

Como se recolocar

Entenda como fazer do seu perfil muito mais atrativo na hora de conseguir uma nova vaga no mercado de trabalho após os 50 anos de idade. 

Plano de carreira

Fazer um bom plano de carreira é muito importante mesmo após os 50 anos. Não é por ter essa idade que você precisa aceitar qualquer vaga e não ter nenhum planejamento. Se organize, pesquise, tenha um objetivo claro e trace um plano para que você consiga uma vaga na sua área.

Invista em conhecimento

Se atualize, essa é a melhor forma de conseguir competir com os candidatos mais novos. Tenha conhecimento, e não basta só o conhecimento que você já tem. É necessário ir atrás de qualificação e atualização. 

Faça cursos complementares na sua área, ou mesmo busque por uma formação acadêmica. Muita gente acredita que nessa idade não tem mais tempo para isso. Porém investir na sua formação e estudo é muito importante para alcançar os jovens que já possuem formação acadêmica e estão indo atrás de mais capacitação.

Mudar de área ou não?

Também é importante avaliar se é necessário mudar ou não de área de atuação. Nem sempre a área que você trabalhou a vida toda vai continuar contratando. É possível investir em área parecidas ou mesmo fazer algo totalmente novo.

Procure não apenas pelo que está em alta no mercado de trabalho. Mas pelo que se enquadra no seu perfil para aumentar as suas chances de conseguir uma vaga no mercado de trabalho.

Já pensou em dar consultoria?

A consultoria é uma saída para maiores de 50 anos de idade que buscam recolocação no mercado de trabalho. Para quem trabalhou por muitos anos em uma área e precisa encontrar uma nova oportunidade de emprego, dar consultoria é uma boa forma de conseguir sua recolocação no mercado.

Trabalhou por muitos anos com vendas ou setor de administração de empresas, por exemplo? Oferecer consultoria para empresas menores que buscam se desenvolver e conquistar espaço no mercado é uma ótima forma de se recolocar no mercado como consultor.

No entanto, mesmo para o consultor é muito importante estar bem qualificado e buscar por atualização na sua área. Estar bem atualizado e qualificado, somando a sua experiência, é uma ótima forma de conseguir clientes como consultor na sua área.

Network

Network é uma das melhores formas de conseguir recolocação no mercado de trabalho após os 50 anos. Isso devido ao fato do mercado ser mais fechado atualmente, e sendo assim ter indicação é uma das melhores formas de conseguir uma vaga de trabalho.

Para quem está com mais de 50 anos, a rede que você formou ao longo da sua carreira até aqui é muito importante para conseguir novas entrevistas e quem sabe uma vaga de emprego.

Entrevista e processo seletivo

Porém é importante não confiar apenas no seu network. Isso pode sim te ajudar a conseguir entrevistas de emprego. Mas vão ser as suas atitudes nas entrevistas que vão te fazer conseguir ou não a vaga. 

Tentar parecer perfeito e falar sempre das suas qualidades não são boas formas de se destacar na entrevista. Demonstre sua capacidade de assumir erros, e de solucionar problemas. E seja gentil e aberto aos seus colegas em dinâmicas de grupo. Não vale agir como se soubesse tudo por ser mais velho.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.

Compartilhe

Veja também: