Tendências do mercado de trabalho que as empresas precisam se adaptar

Tendências do mercado de trabalho que as empresas precisam se adaptar
11/11/2019

O futuro traz tendências do mercado de trabalho que as empresas precisam aceitar e se adaptar. Quanto antes as empresas se adaptarem e aprenderem a trabalhar com essas tendências. Mais rápido vão evoluir no cenário atual e futuro do mercado de trabalho.

Neste artigo falamos sobre as tendências do mercado de trabalho. É necessário que as empresas se adaptem às novas formas de lidar com o colaborador e melhorar o clima organizacional.

Flexibilidade de trabalho

A flexibilidade de trabalho já é uma realidade e é uma das tendências do mercado de trabalho mais em alta. As empresas que se prendem ao modelo antigo perdem a oportunidade de ter ótimos funcionários e formar uma equipe ainda melhor.

Home Office

O trabalho remoto é uma das principais tendências no mercado de trabalho para o cenário atual e futuro. Trabalhar sem precisar estar dentro do escritório é algo que dá liberdade ao funcionário e a empresa. 

Optar por esse modelo de trabalho ajuda a empresa a economizar em custos estruturais. Como o custo de ter mais um escritório. Mas é importante saber que custos como energia devem estar incluídos na remuneração do profissional que trabalha remotamente. 

Além disso é importante entender que com esse modelo de trabalho, a empresa consegue encontrar talentos em outras cidades, trabalhando melhor com a facilidade da internet.

Liberdade de horários

Outra flexibilidade que é uma das tendências do mercado de trabalho é a mudança na cobrança de horários. Até pouco tempo era algo raro uma empresa conceder liberação de funcionários antes do horários de encerramento das atividades.

Atualmente uma das características mais importantes para os entrevistados à vagas no mercado de trabalho é que a empresa tenha horários flexíveis. O tempo é um recurso escasso e perdê-lo no trânsito, ou na empresa sem nenhuma atividade pendente não é mais necessário.

O mais importante são os resultados, e não o tempo na empresa. Por isso as empresas precisarão se adaptar a essa realidade. E certamente vão sair ganhando também. 

Gestão de pessoas

A área de gestão de pessoas busca aprimorar a empresa para tornar o organismo funcionando da melhor forma. Pois o intuito não deve ser apenas conseguir lucro, mas também ter uma cultura organizacional, melhorando o trabalho dos colaboradores. 

Solucionar conflitos

O convívio entre seres humanos pode gerar conflitos, isso é bem natural. Dentro da empresa, com toda a competitividade, prazos e cobranças, é normal que esses desentendimentos surjam. 

É papel da empresa desenvolver mediações para solucionar essas situações. E para isso é importante que os colaboradores se sintam seguros para falar sobre esses problemas. Só uma empresa que tem essa cultura organizacional consegue lidar bem com momentos de conflito.

Investir no desenvolvimento dos funcionários

Uma organização que investe em seus funcionários investe na empresa. Portanto ter programas de incentivo ao desenvolvimento dos colaboradores é algo indispensável para a gestão de pessoas.

Planos de carreira são ótimo, mas também é importante ter outras iniciativas. Como levar palestras para a empresa ou mentoria de bons profissionais para que os colaboradores se sintam cada vez mais aptos.

Comunicação interna

A comunicação com os colaboradores deve ser transparente e assertiva. Os comunicados devem ser o mais objetivos e claros o possível. Isso vai aumentar a confiabilidade dos funcionários na empresa e evitar confusões como boatos.

Dar voz aos colaboradores

É importante que as sugestões, reclamações e solicitações dos funcionários sejam ouvidas. Quem está na linha de frente da empresa são os colaboradores, cada equipe com a sua especificação. Uma empresa é feita de pessoas e do trabalho delas.

Se os funcionários sentem falta de algum tipo de maquinário ou programa, se eles acreditam que mudar o plano pode ser melhor. Ou tem alguma outra opinião mesmo que pequena. Então é essencial ouvir e considerar essas sugestões. Essa atitude é muito importante para manter bons talentos na equipe.

Inclusão e políticas anti-assédio e ambientais

A inclusão de pessoas de todos os gêneros, religiões e orientações sexuais é muito importante. Ter políticas anti-assédio e ambientais são nos dias de hoje mais do que um diferencial. Essa é uma das principais tendências do mercado de trabalho.

As políticas anti-assédio são mais do que necessárias. E não são apenas para proteger a mulher no ambiente de trabalho. Mas para proteger todos os funcionários de assédio moral também.

Questões ambientais também são muito importantes atualmente e por isso empresas que não possuem preocupação sincera com o meio ambiente são boicotadas por diversas pessoas. Esse é um grupo que cresceu e se tornou um movimento gigantesco. Por isso essas questões devem ser priorizadas.

Tecnologia

A tecnologia está definitivamente no nosso cotidiano. As empresas usam e devem mesmo usar as novas tecnologias ao seu favor. Mas isso amedronta alguns colaboradores que acreditam que serão trocados por artigos tecnológicos. Porém é importante entender como incrementar as tecnologias ao ambiente corporativo.

Colaboração

Uma das tendências do mercado de trabalho é incluir a tecnologia como colaboração e complementação do trabalho do ser humano. Por mais que muitas pessoas acreditem que as tecnologias vieram para tomar o lugar do humano. 

Ninguém faz um trabalho melhor do que o do ser humano. A inteligência artificial de fato já existe, porém não tem a criatividade das pessoas. E por isso deve ser usada como complemento e não para substituir o ser humano.

Nesse ponto vale lembrar que a qualidade de vida do trabalhador também é muito importante. E as novas tecnologias devem ser vistas não apenas como algo que vai gerar mais lucro para a empresa e sim como algo que também vai facilitar o equilíbrio dos funcionários entre a vida pessoal e profissional.

Adaptação de algumas profissões

É essencial que as empresas saibam utilizar as novas tecnologias da forma correta. E é muito importante que seja criado um processo de adaptação dos profissionais. Para que eles possam aprender a interagir com essas novas tecnologias e fazer o melhor trabalho possível.

Gostou do nosso artigo? Quais você acha que são as principais tendências do mercado de trabalho? Conta nos comentários.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.

Compartilhe

Veja também: