Quais os desafios das mulheres no mercado da tecnologia?

Quais os desafios das mulheres no mercado da tecnologia?
18/11/2019

Os desafios das mulheres no mercado da tecnologia ainda são muitos. Mas felizmente as empresas já estão pensando em formas de mudar essa realidade. E as empresas que não estão trabalhando em políticas inclusivas certamente estão ficando para trás.

Contudo ainda é uma verdade que mulheres são minoria no mercado tecnológico. Neste artigo entenda os motivos disso acontecer e como as empresas podem se adaptar para mudar esse cenário.

Mulheres são minoria

Infelizmente mesmo ainda hoje as mulheres são minoria nesse mercado. Uma pesquisa realizada no estado de Santa Catarina em 2019, pela Associação Catarinense de Tecnologia concluiu que apenas 39,6% dos funcionários que trabalham na área de tecnologia são mulheres.

Segundo a ONU Mulheres, apenas 17% das programadoras são mulheres no Brasil. Mas qual o motivo disso acontecer?

Questão cultural

Sabe-se que a questão cultural pesa fortemente na escolha de uma carreira. E desde muito pequenos meninos e meninas são ensinados que carros, matemática e tecnologia são coisas que apenas meninos possuem aptidão.

É nesse contexto que as mulheres são afastadas desde muito novas de áreas científicas e tecnológicas. Por isso se tornam minoria nesse setor. Pois a primeira barreira com a qual se deparam é a de uma construção cultural sexista.

Vagas voltadas para homens

Outra prática comum que exclui as mulheres deste mercado são os anúncios de vagas com descrição de perfil masculino. Além de que geralmente a mulher já tem seu currículo considerado como inferir nos processos seletivos apenas por ser mulher. Mesmo que tenha as mesmas habilidades e cursos que o homem com quem concorre.

Assédio Moral e sexual

A pesquisa Elephant in the Valley, realizada em 2016, apontou que cerca de 60% das mulheres no mercado da tecnologia sofrem abuso sexual. Enquanto 90% sofrem abuso moral e preconceito de gênero. 

São dados assustadores. E não é de se esperar que com esses números as mulheres tendem a se afastar desse mercado.

Ganham menos

Uma pesquisa de 2016 do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos, apontou que em São Paulo as mulheres inseridas no mercado de tecnologia recebem remuneração 30% inferior que a dos homens.

E esses números não melhoram com a escolaridade elevada. Pelo contrário, mulheres com mestrado e doutorado continuam recebendo menos que homens com a mesma faixa de escolaridade. 

Evasão dos cursos de tecnologia

As mulheres inegavelmente recebem mais críticas em relação ao seu trabalho na área de tecnologia. Por isso desde o curso acadêmico precisam demonstrar mais competência do que os homens.

Ainda assim quando são elogiadas recebem elogios como “dedicada” ao invés de “competente”. O que denota que enquanto o homem é capaz a mulher precisa continuar se esforçar mais.

No ambiente acadêmico o preconceito de gênero em cursos de tecnologia ainda são uma realidade. Esses cursos são frequentados majoritariamente por homens, ocorrendo exclusão e preconceito com as mulheres que ingressam.

Vale ressaltar que esse preconceito pode ser velado, como quando o homem tenta explicar algo para a mulher, mesmo sem ela ter questionado. Mesmo não sendo um preconceito tão evidente como antigamente, ele ainda existe.

Importância da mulher no mercado de tecnologia

Políticas de diversidade de gênero e inclusão são valorizadas por 87% dos trabalhadores de todo o mundo. Segundo pesquisa da Randstad, multinacional holandesa focada em Recursos Humanos. Portanto a inclusão das mulheres no mercado de tecnologia agregam apenas benefícios às empresas.

Maior engajamento dos colaboradores

Com ações de inclusão na empresa e políticas de igualdade e respeito, os conflitos entre colaboradores cai pela metade. Além disso, eles se tornam mais dispostos e engajados com os projetos da empresa.

Mais lucro

Empresas com ações de diversidade atraem diferentes perfis de funcionários e criam equipes com diversidade, o que aumenta as chances de gerar identificação com diferentes tipos de clientes e aumentar o número de clientes. Aumentando assim o lucro.

Maior atração e retenção de talentos

Sem as barreiras do preconceito, empresas adaptadas e inclusivas atraem mais profissionais de qualidade. Com um clima saudável na empresa e facilidade de comunicação, essas empresas atraem bons profissionais que desejam se manter em empresas inclusivas.

Melhores soluções

Um estudo de 2018 da Revista Financial Management indicou que empresas com políticas de diversidade registram o dobro de patentes que empresas sem essas iniciativas. 

Isso aponta que a inclusão de mulheres no mercado da tecnologia, assim como de pessoas de outros gêneros, orientações sexuais e etnias, aumenta a capacidade das equipes de melhor solucionar problemas. Pois inclui visões diferentes que podem trazer mais inovação.

Iniciativas para inclusão

Para mudar o cenário atual, que embora pareça melhor que no passado, ainda não é de igualdade. É preciso que as empresas e escolas trabalhem para a inclusão da mulher no mercado de tecnologia.

Incentivo para meninas

Movimentos como o Inspiring Girls, da Inglaterra, organiza palestras em escolas para meninas de 10 a 15 anos com mulheres da área de tecnologia e outras profissões com pouco ingresso de mulheres. 

Esse tipo de movimentos serve para mostrar as meninas que elas podem ocupar qualquer área que desejarem. E é uma iniciativa que pode ser facilmente implantada no Brasil. 

Mudança no clima de empresas e universidades

Um dos maiores desafios enfrentados pelas mulheres nesse mercado é o preconceito. Por isso iniciativas que visam mudar essa realidade dentro das empresas e universidades atuam para reduzir a evasão dessas mulheres desses cursos e aumentar o número de mulheres nas empresas.

Gerar programas de incentivo às mulheres e palestras sobre preconceito de gênero e assédio moral e sexual nas empresas e universidades é uma ótima forma de melhorar a situação. Além de criar políticas de inclusão de gênero para melhorar o clima organizacional da empresa. E é claro pagar salários iguais de acordo com cargo e escolaridade.

Quer melhorar o cenário do mercado de tecnologia? Quais as suas ideias para mudar a realidade da exclusão das mulheres nesse mercado?


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.

Compartilhe

Veja também: