Quais as engenharias em alta no mercado de trabalho?

Quais as engenharias em alta no mercado de trabalho?
27/11/2019

O mercado da engenharia definitivamente não é novo. E as engenharias em alta no mercado estão ganhando cada vez mais espaço. Nesse cenário novo do mercado de trabalho atual, é importante estar bem informado.

Por isso neste artigo você aprende mais sobre as engenharias em alta no mercado. E também sobre suas diferenças e quais são as engenharias mais visadas para o futuro.

Engenharias em alta

Embora o Brasil esteja passando por um problema em relação ao desemprego. E algumas engenharias como civil e naval estejam em baixa no momento. Outras engenharias em alta estão ganhando mais visibilidade.

A área industrial está ganhando mais visibilidade e com isso o número de vagas vem crescendo. Sabendo disso, confira quais são as engenharias em alta:

Engenheiro de aplicação

O engenheiro de aplicação ajuda no processo de vendas. Auxiliando no desenvolvimento de proposta, precificação e negociação. É um suporte importante em todas as etapas de venda de um produto ou serviço.

Engenheiro de projetos

O engenheiro de projetos coordena todas as etapas do projeto. Organizando e trabalhando na concepção até a implementação de um projeto.

Engenheiro de manutenção

Esse profissional tem a função de gerir a equipe de produção, com a finalidade de melhorar o funcionamento da linha de produção e cuidar das máquinas da empresa.

Engenheiro químico

O engenheiro químico trabalha projetando e operando processos de extração de matéria-prima. Ele também faz a transformação desse material em produtos. 

Engenharias tradicionais

Em contrapartida as engenharias em alta, temos engenharias mais tradicionais. Que não necessariamente estão em baixa, mas que geralmente são as que vem primeiro na mente da população quando se fala em engenharia.

Engenharia civil

Uma das mais conhecidas do mercado de trabalho. A engenharia civil é a que lida com criação, implementação e manutenção de projetos de construção de infraestrutura.

Engenharia mecânica

Os profissionais da engenharia mecânica trabalham criando e implementando projetos de criação e manutenção de aparelhos e sistemas mecânicos.

Engenharia elétrica

O engenheiro elétrico trabalha em processos de distribuição de energia. Isso envolve o desenvolvimento e fabricação de equipamentos e circuitos elétricos. 

Diferenças entre as engenharias

Atualmente as áreas reconhecidas no mercado de engenharia são 34. É uma lista extensa que dentre as áreas mais conhecidas e famosas como engenharia civil, mecânica e de agricultura. 

Tem também outras nem tão conhecidas como: Engenharia de Produção, Pesca, Biomédica, Ambiental, de Alimentos e muitas outras.

No geral o engenheiro é a pessoa que usa o conhecimento em uma área em específico para criar ou melhorar sistemas, processos, materiais, máquinas e estruturas. Mas existe uma diferença em cada área específica. Confira algumas delas e suas diferenças:

Engenheiro de Minas

Trabalha com empresas de extração de recursos naturais e mineração. São importantes para desenvolver e aplicar técnicas que sejam sustentáveis e adequadas para a região onde se trabalha.

Engenheiro agrônomo

Trabalha com empresas agrícolas e rurais. Colabora com a fiscalização sanitária e desenvolvimento de máquina e processos de produção no campo. 

Engenheiro de computação

Esse profissional trabalha com empresas de tecnologia da informação, telecomunicações, desenvolvimento de software e hardware, além de comércio eletrônico.

Engenheiro ambiental

A engenharia ambiental trabalha com avaliação e gestão ambiental. Tratamento de água, gestão de resíduos, clima e saúde ambiental. 

É possível perceber que as áreas de atuação das engenharias são diversas. E você pode se especializar na que mais se identifica, ou que estão mais em alta no mercado. Vale lembrar que quanto mais especializado e experiente, melhor para o engenheiro conseguir uma boa vaga

Engenharias do futuro

Cursos de engenharia costumam atrair pessoas com vontade de ter uma carreira estável ou que gostam de criar e inovar. É importante que quem deseja ingressar em alguma engenharia esteja atento às mudanças do mercado.

As engenharias do futuro estão ligadas a Indústria 4.0 também chamada de Quarta Revolução Industrial. Que está totalmente ligada a inteligência artificial e utilização de robôs para diversos processos.

Algumas engenharias que nem existiam ou que eram pouco faladas hoje são o melhor investimento para quem quer ingressar em engenharias do futuro. Confira algumas das mais importantes nesse ramo:

Engenheiro Big Data

O engenheiro big data lida com um grande volume de dados brutos. Precisam criar algoritmos para selecionar esses dados, tornando-os úteis, e ajudando a empresa a tomar decisões de negócios melhores e com mais chances de ser bem-sucedida.

Engenheiro de segurança de redes

Esse engenheiro faz o que o próprio nome sugere. Avaliando e monitorando a segurança de informações de rede. Além de criar e implementar processos de segurança. Ele também identifica e resolve problemas de vulnerabilidade.

Engenheiro de Inteligência Artificial

Outra engenharia do futuro com um nome bem sugestivo. Esse profissional trabalha criando projetos e fazendo pesquisas relacionadas à inteligência artificial. Seu trabalho é lidar com inovação e implementar processos mais avançados de automação e telecomunicações, por exemplo.

Como escolher uma engenharia

É muito importante levar em consideração a Quarta Revolução Industrial. Mas vale lembrar que embora essas sejam as engenharias do futuro, você pode estudar e se concentrar em qualquer outra. 

Pois nenhum engenheiro será bem-sucedido e terá estabilidade se não for um profissional qualificado. Portanto se você está entrando no mercado e quer fazer diferente, continue estudando e se melhorando sempre. 

O mais importante é de fato a especialização, qualificação e experiência de cada profissional. Então quem está chegando no mercado agora deve levar em consideração as tendências no mercado no futuro. 

Mas deve também ter em mente que não existe uma área da engenharia mais fácil. Todas requerem disposição, criatividade, e dedicação para fazer o melhor.

Gostou do artigo? Deixe a sua opinião nos comentários! Quais as engenharias em alta na sua opinião?


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.

Compartilhe

Veja também: