O que você nunca deve dizer em uma entrevista de emprego

O que você nunca deve dizer em uma entrevista de emprego

Ser convidado para uma entrevista de emprego pode ser muito estressante e emocionante. É uma ótima sensação saber que você conseguiu passar da primeira etapa, mas se preparar para o que dizer na entrevista requer um planejamento cuidadoso. Quem está procurando emprego precisa se mostrar confiante e plenamente informados sobre a vaga que solicitaram, de modo que dar as respostas certas para as perguntas da entrevista é vital. Para ajudá-lo, aqui estão coisas que você nunca deve dizer a pessoa que está contratando.


Desculpe pelo atraso

Chegar atrasado para uma entrevista de emprego não vai causar uma boa impressão no recrutador. Verifique se você sabe como chegar ao local (use o Google Maps) e reserve bastante tempo.

Procure chegar pelo menos 15 minutos antes do início da entrevista. Se você está preso a circunstâncias que estão além do seu controle, verifique se você tem o número de telefone do recrutador com você. Isso significa que você pode ligar para explicar por que você está atrasado.

Qual é o cargo?

É essencial ter clareza sobre a vaga de emprego e as tarefas envolvidas antes da entrevista. Afinal, não saber o cargo do seu trabalho pretendido mostra uma falta considerável de pesquisa.

Certifique-se de fazer sua lição de casa sobre a empresa e o cargo que você solicitou antes de se encontrar com um recrutador. Fazer perguntas sobre o trabalho e a empresa é importante, mas evite aquelas em que as informações podem ser facilmente encontradas no site da empresa.

Eu realmente preciso deste trabalho

A procura de emprego pode ser muito frustrante às vezes, especialmente quando você está lutando financeiramente. Pode ser tentador se candidatar a empregos que você normalmente não consideraria e parecer desesperado em entrevistas.

Mas isso não lhe fará nenhum favor. Os recrutadores estão à procura de candidatos que tenham confiança e tenham um interesse genuíno no cargo que está sendo oferecido.

Vendo como você está estressado e vai se contentar com qualquer trabalho é pouco profissional. Também raramente resultará em sucesso ou respeito de entrevista.

Vou fazer, por enquanto

Recrutadores querem ver candidatos entusiasmados que estão planejando ficar com eles a longo prazo. Dizer "isso vou fazer, por enquanto", ou algo parecido, dá a impressão de que você não quer o emprego e vai embora assim que algo melhor aparecer.

Também implica que você não estará colocando 100% de esforço em seu trabalho. Mesmo que você esteja procurando outro emprego, nunca diga isso aos recrutadores em uma entrevista. Afinal, eles provavelmente acabarão dando o trabalho para um candidato mais dedicado.

Meu último emprego foi horrível

Você nunca deve falar mal de sua antiga empresa em uma entrevista de emprego, por mais que tenha odiado seu antigo local de trabalho ou chefe.

Apesar de justificado como você pode estar soando sobre o seu antigo emprego, ele não vai cair bem com os recrutadores, pois fará com que você pareça um reclamante em série, que fará o mesmo com eles eventualmente.

Além disso, reclamar sobre os ex-colegas fará com que os recrutadores se perguntem se você vai se encaixar e ser um bom membro da equipe. É importante ficar agradável e positivo em entrevistas de emprego e evitar qualquer negatividade.

Eu quero ganhar muito dinheiro

O dinheiro é algo que a maioria de nós quer mais. Mas, dizer a um recrutador que você quer ganhar muito dinheiro parece que você não é apaixonado pelo trabalho em si.

Se você está muito focado em recompensas externas, os recrutadores vão se perguntar se você está genuinamente interessado na posição oferecida e se suas habilidades são realmente boas o suficiente.

Não há problema em discutir salário e negociar um salário que reflita suas habilidades, mas isso deve ser no final da entrevista.

Não sei

É importante que você tenha uma ideia clara de quais perguntas você provavelmente fará em uma entrevista de emprego.

Dizer "não sei" quando uma pergunta feita por um recrutador sugere que você não pesquisou totalmente o cargo e a empresa e não se preparou adequadamente para a entrevista.

Certifique-se de descobrir o tipo de perguntas que provavelmente surgirão na entrevista.

Não consigo pensar em nenhuma pergunta

Além de ter as respostas preparadas para perguntas que provavelmente serão feitas em uma entrevista de emprego, é essencial que você tenha suas próprias perguntas para perguntar ao recrutador sobre a posição oferecida.

Não ter qualquer dúvida indica uma falta de interesse no trabalho e na empresa. Também dá a impressão de que você não ficará muito tempo. Faça sua pesquisa sobre o cargo e a história da empresa e tenha cerca de cinco perguntas de boa qualidade preparadas para a sua entrevista .



Veja também:

Como criar um modelo de Currículo

Para conseguir um novo emprego, o seu currículo é fundamental. Faça certo, e você terá uma entrevista em pouco tempo, mas se fizer errado, você terá rejeição após rejeição. Cada currículo é diferente, pois você quer mostrar por que seu conjunto de habilidades o torna adequado para a posição que você está se candidatando naquele momento, mas todos seguem um modelo semelhante.

Leia +

O que vestir para uma entrevista

Você gastou muito tempo elaborando seu currículo, procurando vagas de emprego e enviando seu currículo para as empresas? E com sorte conseguiu marcar uma entrevista! É importante pesquisar a empresa e pensar em questões comuns de entrevista, mas o que também é crítico é a escolha da roupa. Seria bom pensar que vivemos em um mundo onde as pessoas não julgam com base na aparência. Mas você precisa ser o mais preparado em todos os aspectos possíveis.

Leia +

Conte-me um pouco sobre você...

Esta é uma das perguntas mais comuns em uma entrevista, então sempre prepare uma resposta. Não se preocupe com sua vida particular, use isso como uma chance de começar a explicar por que você será bom para o trabalho. Dê uma visão geral de sua experiência, onde você está agora e o que você pretende atingir para o futuro. Você deve ser capaz de falar com confiança sobre si mesmo por alguns minutos, mas certifique-se de não começar a divagar e compartilhar informações inúteis sobre si mesmo.

Leia +
Compartilhe
Buscar Vagas