O que falar em uma entrevista de emprego?

O que falar em uma entrevista de emprego?
17/07/2019

Você preparou um currículo incrível, bem estruturado, e foi selecionado para comparecer à entrevista. Escolheu uma roupa adequada para causar boa impressão logo de início, e agora ouviu o seu nome ser chamado para a conversa com a Gestão. E agora, o que você deve falar na entrevista de emprego?

Enquanto o currículo é a apresentação inicial de suas habilidades, é apenas na entrevista que selecionadores e gestores poderão, de fato, conhecer melhor o candidato. Assim, seja de forma presencial ou online, a entrevista é crucial para avançar nas etapas de contratação do processo seletivo.

Durante a entrevista, o candidato pode cativar sua audiência de uma forma que não restem dúvidas de que ele é a melhor pessoa para o cargo. Porém, o oposto é igualmente verdadeiro: a apresentação pessoal e a comunicação podem ser os fatores eliminatórios se o andamento da entrevista de emprego não for positivo.

No caso de quem atua na área de engenharia, nem sempre a comunicação e a relação interpessoal são as maiores habilidades desenvolvidas pelos profissionais. E se as capacidades de socialização são pontos menos trabalhados, a ansiedade contribui para que os candidatos fiquem ainda mais nervosos no momento da entrevista de emprego.

Então, iremos te ajudar nessa tarefa. Leia agora o conteúdo que a Engenha preparou para você se preparar para se sair bem na sua próxima entrevista, falando aquilo que é necessário e desejado pelos selecionadores.

A entrevista de emprego

Como adiantamos, a conversa durante a entrevista pode ser uma grande aliada ou uma grande traiçoeira para o processo seletivo como um todo. É neste momento que gestores irão avaliar se a imagem projetada pelo currículo faz jus ao profissional que está se candidatando à vaga.

A entrevista de emprego é o momento em que os avaliadores irão analisar a postura do candidato, sua preparação para o cargo, sua personalidade, suas capacidades de relação interpessoal, seus conhecimentos sobre a vaga e a empresa, e seus objetivos quanto a posição que irá assumir.

Alguns processos seletivos ainda incluem alguns testes no momento da entrevista, que tornam ainda mais precisa a avaliação sobre o perfil profissional do candidato.

Pode ser exigido que seja escrita uma redação, por exemplo, ou que testes de concentração ou testes específicos para a área de atuação sejam exigidos - como cálculos ou simulações. E para tudo isso o candidato deve estar preparado

Como se preparar para a entrevista

Por ser um momento tão importante dentro do processo seletivo, é essencial a preparação do candidato. Sendo assim, antes da entrevista, pesquise muito sobre a empresa e sobre o cargo que irá assumir.

Entenda e absorva quais são os valores daquela empresa, quais atividades exerce e quais costumam ser as tarefa executadas pelo cargo ao qual está concorrendo.

Além disso, investigue-se: pense a respeito do seu interesse por aquela vaga, relembre atividades e experiências importantes que você tenha realizado. Se necessário, faça uma “colinha” para ler antes da entrevista e ter tudo fresco na cabeça.

É fundamental ter todas essas informações na ponta da língua, pois como você verá adiante, elas farão a diferença para o sucesso da entrevista de emprego.

O que falar na entrevista de emprego

Agora você terá a oportunidade de conquistar sua audiência e demonstrar que você é muito mais do que um bom currículo, mas a pessoa ideal para assumir aquelas funções.

Se você é mais comunicativo, é bom ter em mente que você deve se comportar de forma neutra e simpática, não tanto expansivo ou eloquente, pois não é possível prever o perfil das pessoas que serão suas líderes e qual tipo de pessoa elas desejam para compor a equipe.

Por outro lado, se você possui um perfil mais tímido, falar menos não será um problema, desde que você se expresse bem nos momentos oportunos e comunique as informações necessárias aos selecionadores.

Veja quais são essas informações:

1. Quem sou eu

Apresentar definições sobre si mesmo é o desafio”número um” para muitos candidatos. Procure falar de si com confiança e, para facilitar sua firmeza, seja sempre verdadeiro em sua apresentação.

Considere falar sobre suas habilidades mais parabenizadas ao longo da carreira, mas também dos desafios enfrentados, além dos sonhos e paixões que te movem.

2. Meus pontos fortes

Tenha em mente quais são suas características mais fortes e saiba falar um pouco sobre elas e como elas são aplicáveis no dia-a-dia. Parta do princípio de que os selecionadores desejam saber como você pode contribuir com a produtividade da empresa.

3. Meus pontos fracos

Mostrar o seu lado humano é fundamental e, por isso, as falhas e as dificuldades também serão de interesse dos entrevistadores. Tenha em mente ao menos três pontos fracos sobre si de que você tenha conhecimento, mas que demonstre estar trabalhando para melhorá-los - e explique como.

4. Conheço a empresa

Como adiantamos, saiba tudo o que puder sobre a empresa. Assim, na hora de se apresentar ou caso sejam feitas perguntas específicas, você está preparado para se mostrar como a pessoa ideal para compor o quadro daquela empresa.

5. Me insiro perfeitamente na vaga

Saiba também sobre a sua vaga e as atividades que você poderá executar nela. É importante ter isso na ponta da língua para que você demonstre como suas habilidades permitirão você executar as tarefas de seu cargo e contribuir com o avanço da empresa.

6. Minhas experiências são

Lembre-se que a entrevista é o momento de “vender o seu peixe”. Então, comente, sempre que possível, experiências que contribuiram para seu desenvolvimento pessoal e profissional e que façam sentido para a atuação que você irá exercer.

7. A empresa contribui para mim com

Os selecionadores costumam buscar pessoas que queiram permanecer no cargo e se desenvolver dentro da empresa. Assim, buscam entender como a empresa se encaixa nos planos do candidato.

Por isso, tenha em mente uma resposta para falar como este cargo e esta empresa podem contribuir com sua carreira, com seu desenvolvimento pessoal e com os seus sonhos futuros.

Essa são algumas das informações mais exigidas nas entrevistas de emprego. Elas servem para os selecionadores conhecerem o candidato, mas também saberem se ele pode preencher a vaga da forma ideal, que seja contributiva com as demais pessoas da equipe com quem irá atuar.

Há ainda coisas que não se deve falar numa entrevista de emprego. Saber quais são elas é essencial para estar bem preparado para esse momento tão importante do processo seletivo e evitar gafes eliminatórias.

Se você está se preparando e quer saber o que evitar comentar durante a entrevista, clique aqui e confira nosso post sobre o assunto!

 

Compartilhe

Veja também: