O que é Avaliação de desempenho?

O que é Avaliação de desempenho?
16/10/2019

Para melhorarmos o desempenho em alguma tarefa é imprescindível identificar os pontos fortes e fracos no planejamento e execução daquela atividade. É observando o que deve permanecer e o que deve ser aprimorado que será possível avançar na qualidade daquela ação.

O mesmo é válido para os recursos humanos, o avanço das metas de uma empresa e para um bom clima organizacional. Ou seja, para que uma pessoa ou equipe identifique os pontos de melhora e, então, atinja sua melhor capacidade, é imprescindível a realização de uma avaliação de desempenho. Mas o que seria essa prática?

Existem diversos tipos de avaliação em desempenho, que levam em consideração vários aspectos para apontar os pontos de capacidades, potencialidades e de melhoria de um determinado profissional.

Para que sua empresa saiba como identificá-los, continue a leitura e entenda melhor o que é avaliação de desempenho.

O que é avaliação de desempenho

Como identificar se um líder está alcançando todo seu potencial? Como compreender quais aspectos podem ser melhorados na execução de uma atividade? Acompanhamentos como esses são realizados por uma ferramenta de gestão de pessoas chamada de Avaliação de Desempenho.

Por meio dela, é avaliado o desempenho individual de cada profissional dentro da empresa, e também do desempenho de equipes e departamentos.

Essa ferramenta é uma forma de antecipar a identificação de possíveis problemas que possam surgir, criando oportunidades para que o departamento de gestão de pessoas ou de recursos humanos possa incidir na situação e evitá-la.

Benefícios da avaliação de desempenho

Além dos benefícios já mencionados, como a antecipação e a identificação de dificuldades, o método de avaliação de desempenho traz vantagens para todos os profissionais, independente do nível de suas funções.

Para colaboradores, o processo de avaliação, além de apontar pontos fortes e fracos, permite a compreensão mais assertiva das expectativas dos líderes. É também uma forma dos profissionais demonstrarem em quais situações eles já obtiveram êxito e onde já houve avanços.

Enquanto isso, para a liderança, a Avaliação de Desempenho ajuda a neutralizar parte da subjetividade na análise da performance dos trabalhadores por ser baseada em um método. Isso elimina “achismos”, julgamentos meramente morais e também contribui para a formulação de estratégias que ajudem a melhorar o desempenho da equipe.

Ainda assim, para que ela seja realmente eficaz, é necessário realizá-la com uma frequência dentro de um determinado período de tempo, atentando-se também para um acompanhamento diário dos colaboradores.

Tipos de avaliação de desempenho

Existem diferentes tipos de avaliação de desempenho, com objetivos diferentes entre elas, mas que podem ser feitas concomitantemente para a obtenção de resultados mais completos. Conheça alguns abaixo.

Autoavaliação

Considerada um dos principais tipos, é realizada em duas etapas. Na primeira, o profissional responde a um questionário sobre si mesmo, em seguida esses dados serão discutidos junto a seu superior para feedbacks positivos e também soluções para os pontos fracos.

Avaliação de equipe

Esse método pode contribuir com a perspectiva de avaliação, já que considera os esforços de toda a equipe para a concretização de metas e objetivos, assim como para a dificuldade encontrada na execução das tarefas. É uma forma de apontar ajustes que possam ser feitos para que a equipe esteja mais afinada e coesa.

Escolha forçada

Esse tipo de formulário se baseia em afirmações que devem ser escolhidas pelo funcionário a respeito de seu comportamento e perfil profissional, traçando uma escala de identificação com determinadas situações ou práticas. Como por exemplo “costuma atrasar-se para o trabalho”, “é um profissional dedicado”, “possui inteligência emocional”.

Avaliação por competências

Esse tipo de questionário visa identificar mais a qualidade e capacidade técnica de determinado profissional.

Se baseia, de certa forma, na autoavaliação, mas com foco para as habilidades que esse funcionário possui, quais ainda precisa aprimorar e em opções de cursos e formações que podem auxiliar no desenvolvimento das competências necessárias.

De forma geral, a avaliação de desempenho tende a trazer avanços no dia-a-dia de trabalho. Realizá-la com periodicidade pode evitar conflitos e melhorar o clima do ambiente organizacional, impactando diretamente na produtividade.

Gostou desse tema? Que tal se aprofundar? Clique aqui para conhecer outras formas de melhorar o clima organizacional da sua empresa.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.

Compartilhe

Veja também: