Jovens e aposentadoria: Quais são as preocupações com futuro

Jovens e aposentadoria: Quais são as preocupações com futuro
26/10/2020

Os jovens e aposentadoria são um assunto em alta, com o número muito maior de idosos e a tendência na redução de jovens, o futuro parece incerto para a aposentadoria dos jovens de hoje. Afinal não vão ter muitas pessoas na base do sistema para custear a aposentadoria dos jovens de hoje. 

No entanto, um estudo da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas em conjunto com o Serviço de Proteção ao Crédito, confirmou que apenas 75% dos jovens entre 18 e 24 anos se preocupam com aposentadoria. 

Nesse artigo você aprende mais sobre os jovens e aposentadoria, entende quais são as preocupações para o futuro e como os jovens podem se preparar.

Como será a aposentadoria para os atuais jovens?

A aposentadoria é um assunto polêmico atualmente, e parte dos jovens e adultos estão se preocupando sobre como vão se aposentar. Para os mais jovens é ainda pior, pois quanto mais jovem, menor é o número de pessoas que vão estar na base da pirâmide alimentando o sistema e maior é o número de pessoas que vão estar em cima, recebendo aposentadoria.

Com o tempo esse sistema fica insustentável, e os jovens, que não vão ter muitas pessoas na base quando eles estiverem no topo são os que mais vão sofrer. 

A primeira coisa é que não adianta mais ter o tempo de contribuição sem a idade mínima, se você atingir os 20 anos para os homens ou 15 anos para as mulheres de contribuição, mas ainda estiver na casa dos 50 anos de idade, será obrigado a trabalhar até atingir a idade mínima para aposentadoria.

No entanto, ao atingir esses pré-requisitos, a pessoa só recebe 60% do benefício e precisa continuar trabalhando para receber o seu benefício completo. Afinal mais 2% do benefício é somado a cada novo ano trabalhado. 

Ou seja, a mulher que chega aos 62 anos de idade com 15 anos de contribuição vai precisar trabalhar por mais 20 anos para receber o benefício por completo.

Outra mudança é que o valor do benefício será calculado pela média de todos os seus salários, desde o primeiro até o último emprego. Essas são as regras básicas.

Jovens não se preparam para a aposentadoria

Com o estudo da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas em conjunto com o Serviço de Proteção ao Crédito, descobrimos que dos jovens entrevistados apenas 75% se preocupa com a aposentadoria. Ou seja, apenas 1 em cada 4 jovens entrevistados estão se preparando ou pensam em como vão fazer para se aposentar.

O que significa que a maioria dos jovens não está se preocupando com o seu futuro. E isso é muito complicado, afinal o INSS já terá problemas para conseguir suprir a aposentadoria de todos esses jovens no futuro e sem tomar atitudes cedo eles podem ter ainda mais dificuldades no futuro.

Outro dado preocupante que essa pesquisa apontou é que dos 25% dos jovens que se preocupam com o seu futuro, apenas 40% destes são segurados do INSS. Ou seja, os jovens precisam o quanto antes aprender a se preocupar com a sua aposentadoria.

Outro ponto importante é que a maioria dos jovens não consegue um emprego e por isso não consegue começar a contribuir com o INSS. A falta de empregabilidade dos jovens está custando caro para conseguir um emprego e melhorar o cenário para o seu futuro.

Quando é hora de pensar na aposentadoria

Quanto antes o jovem se preocupar com a aposentadoria, melhor. Jovens com 27 anos que comecem a trabalhar agora vão conseguir se aposentar com idade e tempo de contribuição exigidos, porém vão precisar trabalhar até os 70 ou 80 anos de vida para de fato conseguir receber o benefício completo.

Portanto é muito importante que o jovem comece a se organizar o quanto antes para não depender exclusivamente da aposentadoria pelo INSS. Pois se o jovem de hoje esperar que consiga se manter na sua terceira idade apenas com o benefício do INSS, provavelmente será muito difícil.

Os jovens que estão estagiando ou fazendo programas de Jovem Aprendiz também devem pensar em se preparar. Afinal esse tipo de trabalho não conta como tempo trabalhado nem recolhe contribuição. Pensando nisso você confere abaixo algumas dicas sobre como se preparar para a sua aposentadoria, sem depender exclusivamente do governo.

Como se preparar

Para quem quer se preparar para a aposentadoria sem ficar dependente apenas do governo, pode optar pela previdência privada ou por investir seu dinheiro visando a aposentadoria, conquistando a independência financeira.

Uma dica é negociar seu salário para conseguir aumentar os seus investimentos. A dica é garantir que você é um profissional de qualidade, com inteligência emocional e capacitado, para conseguir esse aumento.

Previdência Privada

Embora o maior objetivo da previdência privada seja a aposentadoria, muita gente investe nela para metas a longo prazo, não necessariamente para se aposentar. Na previdência privada, você faz um investimento inicial e depois faz depósitos mensais. 

Com um prazo definido, depois de acumular uma quantia, você recebe o valor no prazo estabelecido. O resgate pode acontecer de diversas formas, você deve consultar a instituição que escolheu para ter mais detalhes.

A instituição que você escolher, no entanto, cobra encargos como taxa de administração. Portanto você pode deixar de ganhar um dinheiro. Mas para quem fica muito inseguro de investir o seu dinheiro sozinho, essa pode ser uma boa opção.

Investir para a aposentadoria

Quem é mais destemido, ou tem vontade de aprender, pode fazer um curso sobre investimentos, ou mesmo aprender com o conteúdo da internet e começar a investir sozinho para a sua aposentadoria. 

Funciona mais ou menos como a previdência privada, você investe seu dinheiro em depósitos mensais ao longo dos anos. E na data pré-definida pelo investimento que você escolheu, você receberá o seu dinheiro com juros. 

É muito importante estudar bastante antes de sair colocando seu dinheiro em qualquer lugar, seja investindo por conta própria ou em uma previdência privada. Portanto o mais indicado é avaliar o seu caso em especial e fazer as contas. 

Qual a sua idade atual? Com quantos anos você quer parar de trabalhar? Sabendo disso descubra quanto você vai precisar investir até lá para receber esse valor de volta com juros de forma que seja suficiente para você se aposentar e viver com qualidade a terceira idade.

Gostou do nosso artigo? Qual a sua opinião sobre as mudanças na aposentadoria? Você está se preparando?


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.

Compartilhe

Veja também: