Descubra as profissões em alta no mercado

Descubra as profissões em alta no mercado
25/11/2019

O mercado de trabalho está há algum tempo passando por uma crise, porém existem algumas profissões em alta atualmente. E para quem precisa se recolocar no mercado de trabalho, saber quais são essas profissões é o primeiro passo para descobrir como se encaixar no mercado atual.

Por isso neste artigo você descobre quais são as profissões em alta no mercado. E entende quais são as profissões em ascenção para o futuro. Saiba sobre como anda o mercado e o que você pode fazer para se inserir nele.

Áreas em ascensão

O mercado de trabalho passa por momentos diferentes, dependendo de como está a economia, tecnologia e outros fatores sociais. Confira as áreas em ascensão no mercado de trabalho atualmente e saiba como você pode se encaixar nelas.

Tecnologias

Tecnologia é a área do momento para quem precisa encontrar um emprego. Todas as empresas estão investindo em melhorias da sua tecnologia de informação e controle de dados. Encontrar profissionais qualificados é o mais importante para essas empresas. 

Portanto se essa é a sua área, não deixe de buscar mais qualificação. Para conseguir ingressar e se firmar nesse mercado. 

Gestão financeira

Áreas de gestão financeira também estão ganhando mais destaque. Economistas e administradores, assim como pessoas com outros cursos associados à área estão ganhando espaço no mercado.

Planejamento pessoal e de empresas, investimentos e controle de gastos estão se tornando cada vez mais assuntos relevantes. Por isso estas também são profissões em alta. 

Vale ressaltar que qualificação e bom desempenho são extremamente necessários nessa área, que é uma das mais competitivas. Portanto mesmo em alta, ainda é um mercado difícil.

Marketing

O empreendedorismo é um dos assuntos mais falados. Principalmente por quem busca a independência financeira, já que os baixos salários do mercado em diversas áreas não é suficiente para suprir as necessidades destas pessoas.

E quem quer vender precisa fazer o marketing do seu negócio, principalmente na internet, que se tornou um mundo novo para conquistar clientes e fazer dinheiro. 

Assim os trabalhadores com cursos e conhecimento em marketing e comunicação social estão em alta. Tanto para auxiliar os pequenos empreendedores como as grandes empresas.

Profissões do futuro

As profissões do futuro também são as profissões em alta no mercado. Isso porque essas áreas já vem ganhando mais espaço e visibilidade e a tendência é aumentar. Por isso essas áreas devem precisar de mais profissionais qualificados no futuro.

Tecnologia

As tecnologias estão sempre em alta e ainda mais atualmente. A tendência é isso só aumentar já que o mercado está precisando de analistas de dados, engenheiros de computação e profissionais que trabalham com inteligência artificial.

Se essa é a sua área, saiba que é muito importante investir em qualificação para alcançar os melhores resultados no momento de procurar por uma vaga.

Gestor de Resíduos

A produção de resíduos tem aumentado de forma exagerada. E o número de pessoas que estão preocupadas com questões ambientais e descarte impróprio de resíduos aumentou muito.

Por isso as empresas que demonstram essa preocupação e tomam atitudes para solucionar esses problemas saem na frente. Se você trabalha com gestão de resíduos ou pretende entrar nessa área, saiba que é um ótimo momento para fazer isso.

Marketing Digital

O marketing digital é uma versão mais atual de técnicas de comunicação e venda. Esse é um ramo que conquistou muito espaço com o e-commerce. Esse marketing muito concentrado na internet ajuda o empreendedor ou empresas maiores a conseguir novos clientes.

Profissionais de saúde mental

Profissionais de saúde mental não podem ser substituídos por máquinas. É preciso essa capacidade humana para lidar com as pessoas e ajudá-las a lidar com seus problemas.

Além disso com o estresse da rotina competitiva e sobrecarregada dos profissionais, transtornos como depressão, burnout e ansiedade tem aumentado. E assim a necessidade pelos cuidados desses profissionais também aumenta.

Coaching

Os coachings são profissionais que dividem opiniões e criam muita polêmica. Isso porque a profissão se transformou e mudou com o tempo. Na realidade o coaching é uma espécie de mentor profissional.

E atualmente eles têm sido muito procurados. Esses mentores de carreira tem a tendência de ganhar cada vez mais espaço. 

Mas é necessário estar atento. Prestar esse serviço requer buscar muito estudo e entender que esse profissional não pode substituir profissionais de saúde mental, nem prometer fórmulas mágicas para o sucesso.

Mercado de trabalho atualmente

De 2017 para 2019 os números de empregos formais vem caindo, e a crise continuou. Mesmo com alguns momentos de geração de empregos, o cenário atual segue negativo. Mas não é por isso que a população precisa entrar em pânico.

A tendência é o desemprego diminuir, devido às necessidades das empresas. Que estão investindo em melhorias para os seus processos. Além de a necessidade de melhoria organizacional

Por isso o mercado de trabalho tende a melhorar. Principalmente nas áreas informadas neste artigo. Áreas de tecnologia, marketing e comunicação são as mais promissoras.

Trabalho informal 

Segundo o IPEA, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, as taxas de desemprego diminuíram por conta do aumento de trabalho informal.

A exigência por experiência também tem impacto no desemprego entre os jovens. A pesquisa apontou que pessoas entre 18 e 24 anos têm menos chances de serem contratadas. 

Optar por trabalhos informais e empreendedorismo tem sido a saída para muitos, principalmente os jovens. Que precisam de uma renda e não encontram emprego. Nesse cenário o aumento da saída da desocupação é diretamente ligada ao trabalho informal.

A dica é buscar pelo máximo de qualificação. Estágios não-remunerados podem não encher os olhos de muitos, mas conta como experiência. Buscar por diferenciais na sua área é muito importante para conseguir uma vaga. 

Gostou do artigo? Faça a sua conta na Engenha e fique por dentro das melhores vagas do mercado.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.

Compartilhe

Veja também: