Como um engenheiro pode se destacar em uma entrevista de emprego?

Como um engenheiro pode se destacar em uma entrevista de emprego?
07/08/2019

Para uma pessoa se destacar em uma entrevista de emprego, é importante que ela possua as habilidades necessárias e requeridas para a função. Mas esse fator não será sempre o determinante para que ela seja a selecionada dentro do processo ao qual está concorrendo a uma vaga.

Por isso, uma entrevista de emprego pode ser um momento assustador para qualquer pessoa. Para engenheiros, que costumam possuir um perfil mais analítico - e às vezes, até introspectivos - a apresentação de si mesmo pode ser um desafio ainda maior e pode ser complicado saber o que dizer e o que não dizer neste momento.

A comunicação, a auto-expressão, a boa relação interpessoal e outras características também estão sendo analisadas durante a entrevista. Afinal, analistas de RH, gestores e executivos de diferentes setores estão buscando por um profissional por completo, que seja a melhor pessoa para o cargo, e não somente suas habilidades técnicas.

Essa pessoa que terá de resolver problemas, propor projetos criativos, encontrar soluções cotidianas e se relacionar com as equipes, até liderá-las muitas vezes. Assim, com tantos detalhes sendo observados por quem realiza a entrevista de emprego, como fazer para se portar bem e deixar sua marca?

É sobre isso que este post irá falar hoje. Continue a leitura e conheça algumas dicas que irão te ajudar a destacar-se na próxima entrevista de emprego!

Engenheiro e o mercado de trabalho

O Brasil forma cerca de 40 mil engenheiros por ano. Este é um dado atualizado pela pesquisa realizada pela Confederação Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA). Somente entre 2010 e 2015, passou de 125.173 para 259.811 o número de ingressantes em cursos de engenharia em universidades privadas, conforme pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP).

Olhando para estes números, o mercado de trabalho não parece tão promissor. Mas a realidade é que com a Indústria 4.0 e as inovações sendo exigidas de forma constante e rápida, há muitas formas desse contingente de engenheiros ser absorvido pelo mercado, em diferentes campos de atuação.

A grande questão é que, com a grande competitividade, cada vez mais está se exigindo profissionais altamente qualificados. Isso significa engenheiros com perfis que vão além da capacidade de resolver cálculos e propor projetos, mas que tenham capacidades de liderança, inteligência emocional e outras habilidades que sejam diferenciais para as empresas e indústrias avançarem.

Não basta apenas possuir a capacidade técnica, mas todo um complexo domínio de habilidades psíquicas, e que devem aparecer na entrevista de emprego.

Como destacar-se em uma entrevista de emprego?

Prepare-se antes da entrevista

Estar preparado para a entrevista é uma forma de sair na frente desde o princípio. Se você realmente almeja conquistar aquela vaga, é importante preparar-se em diversos quesitos: comunicação, conhecimento sobre a empresa e a vaga, conhecimentos sobre si, etc.

Então, o primeiro passo é investigar a si mesmo, conhecendo suas melhores habilidades e suas maiores debilidades, além dos feitos e conquistas pessoais a serem destacados, os sonhos e objetivos, e também as razões do porquê estar aplicando àquela vaga.

Deve ser feito também o “dever de casa”: estar por dentro das atividades executadas por aquela empresa, seu crescimento nos últimos anos, executivos e porta-vozes, além das áreas onde a empresa possa estar se inserindo mais recentemente.

Tudo aquilo que for possível saber sobre o cargo é relevante também, para ser mais assertivo na escolha de palavras e de temas a trazer durante a entrevista. E não menos importante: escolha a vestimenta correta, porque a aparência e a apresentação visual importam e causam impacto desde o princípio.

Desenvolva habilidades em comunicação

Como comentamos, de nada adianta ser habilidoso tecnicamente se as pessoas não puderem perceber e conhecer essas habilidades. Afinal, ainda que o currículo promova um panorama geral do profissional, não é o suficiente para conhecer suas características pessoais, sua história e suas formas específicas de contribuir com a empresa.

Por isso, a preparação deve envolver também um treino em comunicação, para as pessoas mais tímidas e também para as mais expansivas. Profissionais que avaliam o candidato estão buscando descobrir se esta pessoa sabe se comportar frente a superiores, se sabe agir coletivamente, se têm o perfil de liderança, se é criativo e se consegue perceber as nuances de cada ambiente para agir da melhor forma socialmente.

Se possível, treine algumas respostas para as perguntas comuns que costumam ser feitas em entrevistas. Como “por que acha que deve ser contratado?”, “quais seus pontos mais fortes?”, “comente três características suas que precisam ser trabalhadas”, “o que você espera desse emprego?”, “por que você saiu do emprego anterior?”, “como se vê daqui 5 (10 ou 15) anos?”, etc.

Treinar as respostas em voz alta, além de anotá-las, ajuda a fixar as palavras e as formas de se expressar que sejam mais claras, objetivas e sensíveis também.

Aguce suas habilidades criativas

Além de todas as características gerais que devem ficar claras desde os primeiros momentos em que você entrar em contato com seu entrevistador, as habilidades específicas também precisam ser transparentes.

Muitas empresas de engenharia, sejam voltadas a área de tecnologia da informação, engenharia civil ou mesmo engenharia ambiental, costumam realizar perguntas que mensuram as capacidades cognitivas e técnicas do candidato.

A Apple, por exemplo, pergunta quais problemas foram solucionados por saídas criativas encontradas pelo candidato, além de perguntas “pegadinhas”, como: “como você testaria uma torradeira?”, “como você testaria um elevador?”, “o que é criativo que você consegue pensar agora?”.

Não há como preparar-se para perguntas surpresas, mas, ao menos tenha em mente que elas podem surgir e exigir criatividade de você para respondê-las.

Não é possível estar 100% consciente de tudo o que pode acontecer numa entrevista, pois há muitas formas dela ser encaminhada. Mas estando disposto, preparado e desenvolvendo boas habilidades de expressão ajudam o engenheiro a destacar-se em pontos cruciais.

Aproveite que está se informando sobre esse assunto e acesse nosso conteúdo que dá dicas sobre como vestir-se para a entrevista presencial de emprego clicando aqui.

Compartilhe

Veja também: