Como ter empregabilidade?

Como ter empregabilidade?
28/10/2019

Você provavelmente já ouviu falar no termo empregabilidade. Essa pode ser a chave para você conseguir um emprego ou conseguir se manter em um, caso tenha conseguido entrar em uma empresa.

Esse conceito recente é o que ajuda os profissionais a se manter no mercado de trabalho pelo máximo de tempo possível. Neste artigo você aprende sobre como ter empregabilidade e melhorar a sua carreira.

O que é empregabilidade

A palavra dá a entender exatamente o seu significado. Empregabilidade é a condição ou capacidade de ser empregável. Ou seja, de conseguir um emprego ou até mesmo de manter o seu emprego atual.

A empregabilidade é um conjunto de capacidades do profissional para conseguir um emprego. Esse termo exige que você não apenas tenha capacidades intelectuais e um curso na sua área. Mas que possa apresentar muito mais da sua capacidade como profissional e ser humano.

Desenvolver as suas habilidades e características, para se tornar uma pessoa com empregabilidade é essencial para se aumentar as suas chances de conseguir um emprego. Ou mesmo manter a sua vaga atual no mercado de trabalho.

Ética e a empregabilidade

Ética não está tão ligada a coisas ilegais e sim a situações do dia a dia de um funcionário na empresa ou até mesmo fora dela. A empregabilidade de um colaborador é medida também por sua capacidade de identificar a coisa certa a fazer em situações onde ele pode se beneficiar de forma errada.

Claro que é antiético fazer um esquema de fraude na empresa. Mas é algo bem claro para todos, afinal é algo ilegal. A ética avaliada nesse caso é o que um colaborador faz quando tem a chance de usar a opinião de um colega para se beneficiar, por exemplo.

As empresas querem e precisam de um convívio saudável e colaborativo dentro do ambiente de trabalho. Exatamente por isso é necessário contratar pessoas que possam ser confiáveis. 

É mais do que necessário que as pessoas envolvidas com a empresa tenham comprometimento e sejam éticos. Por isso os avaliadores costumam investigar hábitos, fazer perguntas e até averiguar as redes sociais dos candidatos às vagas.

Então se você é o tipo de pessoa que compartilha aquelas piadinhas preconceituosas. Ofende pessoas na internet ou até costuma difamar pessoas, sejam conhecidas ou não, esse é o momento de mudar. 

Em uma entrevista de emprego isso tudo será avaliado e você vai perder muito pontos. Reduzindo suas chances de conquistar esse emprego. Afinal nenhuma empresa quer seu nome ligado a pessoas que não respeitam normas de um convívio saudável em sociedade. 

Isso se aplica inclusive a pessoas que já conquistaram uma vaga no mercado.Com a internet, está muito mais fácil de descobrir quem tem esse tipo de atitude. E as empresas estão cada vez mais afastando essas pessoas dos seus ambientes de trabalho.

Diferenciais

Para te ajudar a se tornar uma pessoa melhor capacitada e com mais chances de conseguir uma vaga no mercado de trabalho. Separamos algumas dicas de como ter empregabilidade. Confira abaixo o que você pode e deve fazer para aumentar suas chances de ser um profissional que se destaca no mercado.

Iniciativa

Ter iniciativa é muito importante no mercado de trabalho. Mostre que tem ideias e atitude. Isso é muito importante para as empresas, pois elas não buscam profissionais apáticos ou amedrontados e sim pessoas com vontade de fazer cada vez melhor.

Agregar valor

É preciso agregar valor a empresa. Você precisa ser diferente e fazer algo importante. Sua presença na empresa deve fazer a diferença. Buscar um curso novo, conhecimento em novas tecnologias que poucos tem, pode ser um grande diferencial.

Boa comunicação

Ser comunicativo e saber se expressar bem no momento do processo seletivo pode ser a chave para conseguir a vaga. No entanto, é importante tomar cuidado para não se tornar uma pessoa que fala muito e não escuta o que o seu entrevistador está falando.

Estar atualizado

É essencial estar bem atualizado sobre o que acontece na sua área de atuação no mercado. Entenda quais são as últimas tecnologias, qual o assunto em alta no mercado. Aprenda a fazer o melhor na sua área para ser a pessoa mais atualizada do processo seletivo.

Mesmo que você não esteja no mercado há algum tempo. É extremamente importante estar atualizado. Use a internet ao seu favor, tem muito conteúdo gratuito, se necessário invista em algum curso, será um investimento de grande retorno para a sua carreira.

Trabalho em equipe

Saber trabalhar bem em equipe é muito importante. A sua empregabilidade diminui muito se você não se sair bem em uma dinâmica em grupo no processo seletivo, por exemplo. Pois as empresas dependem de funcionários trabalhando de forma harmônica o tempo todo.

Então se esforce bastante para ter uma boa comunicação e realizar bem a atividade que for dada para ser resolvida em equipe. Sem o intuito de ser melhor que os outros. Nesse momento o importante é resolver a questão com um bom clima entre você e os outros participantes.

Vida pessoal e empregabilidade

Sua vida pessoal não é algo totalmente à parte. É preciso entender que o seu trabalho também conversa com a sua vida pessoal. Entenda dois pontos da sua vida pessoal que são consideráveis para você ter empregabilidade ou não.

Bagagem pessoal

Não é apenas o que você tem como profissional que agrega valor para conseguir um emprego. Não são apenas os conhecimentos teóricos, cursos, especializações e network. As suas vivências pessoais também são importantes.

Pode ser desde a sua facilidade de conviver com pessoas diferentes, ou as coisas que você busca e compartilha na internet. São os seus comportamentos e a sua forma de interagir com os outros.

Capital emocional

O bem-estar do colaborador está intimamente ligado a sua capacidade de produtividade. Ou seja, é muito importante para ter empregabilidade. Portanto, é essencial investir no seu bem-estar e na sua capacidade de lidar com situações estressantes.

É necessário passar por situações como competitividade, prazos, pressão e muitas outras coisas. E para viver bem com todas essas coisas você precisa estar bem emocionalmente. O funcionário que dá conta dessas situações possui um nível alto de empregabilidade.

Para isso você pode fazer coisas simples no seu cotidiano. A dica é seguir uma rotina saudável, comer bem, se exercitar e se possível ter acompanhamento de um psicólogo. Isso é indicado para todas as pessoas, estejam ou não com problemas de saúde mental.

Quais as suas estratégias para aumentar a sua empregabilidade? Fala pra gente nos comentários!


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.

Compartilhe

Veja também: