Como se destacar no trabalho e crescer profissionalmente?

Como se destacar no trabalho e crescer profissionalmente?
30/09/2019

Quando você pensa em 5 ou 10 anos no futuro, você se enxerga no mesmo posto de trabalho ou acredita que até lá terá crescido profissionalmente?

A busca por satisfação pessoal e profissional está permeada por sentimentos de desenvolvimento e avanço na carreira. Os novos desafios, melhores benefícios e reconhecimento profissional são alguns dos elementos que o crescimento profissional proporciona.

Mas se sobressair no mercado de trabalho e obter bons cargos e salários não se conquista a partir de uma fórmula pronta. Por sorte, seguir algumas dicas pode te ajudar a identificar pontos de melhora, que impactarão em seu objetivo principal.

Para se destacar no trabalho crescer profissionalmente será necessário persistência e planejamento. Confira agora algumas dicas para que você identifique suas necessidades construa uma estratégia para sua carreira.

O que é crescer profissionalmente para você?

Como mencionamos, o crescimento profissional está muito relacionado aos sonhos e ambições pessoais de cada pessoa. Mas você sabe quais são os seus? Dessa forma, identificar esses objetivos é o primeiro passo para caminhar em direção ao seu objetivo profissional.

Estabeleça objetivos bem definidos

Você teve dificuldades para responder a pergunta que o Engenha te fez no início deste texto? Isso significa que você ainda não definiu os seus objetivos profissionais. Essa atitude pode fazer toda a diferença, pois te ajudará a fazer escolhas coerentes na carreira

Sendo assim, separe alguns minutos para escrever sobre o que te inspira, seus sonhos pessoais e até as conquistas materiais que almeja. Faça o esforço de apontá-los de forma prática, citando exemplos de cargos, pessoas, situações e objetos como referência. Por exemplo: ser o responsável por criar e supervisionar um grande projeto de engenharia reconhecido no Brasil e no mundo.

Crie um planejamento executável

A partir daí, é necessário estabelecer um planejamento consistente. Isso significa definir prazos e passos que possam ser concretizados e que permitam desfrutar as conquistas menores que vão sendo feitas, até a chegada no objetivo principal.

Esse planejamento deve envolver tarefas mais amplas, como cursos e formações, até as tarefas menores, como a criação de um bom currículo ou a leitura de algum livro.

Como impressionar e se destacar no trabalho?

Com seus objetivos em mente, é hora de agir de forma que suas aptidões e qualidades sejam percebidas por quem te rodeia, seja uma liderança, o entrevistador para uma vaga de emprego ou ainda contatos interessantes no seu nicho de atuação profissional.

Conheça a si mesmo

Para conseguir demonstrar e tornar visível aquilo que você tem de melhor, é necessário autoconhecimento. Identificar seus pontos positivos e negativos, além de seus valores norteadores é essencial.

Busque por feedbacks e reconheça aquilo que você tem de melhor a oferecer, e aspectos que precisam ser trabalhados. A partir desse autoconhecimento você poderá buscar por empregos e atividades que te desafiem mas também permitam expressar suas habilidades.

Cultive bons relacionamentos

Se expressar bem e expor opiniões de forma cuidadosa, criativa e respeitosa, são formas de estabelecer bons relacionamentos e manter um clima agradável entre os colegas de trabalho.

Além disso, procurar agir com inteligência emocional e possuir empatia nas mais diversas situações geram conexões que podem ser cultivadas a longo prazo. A manutenção desses relacionamentos é muito importante e pode te ajudar a acessar lugares e pessoas que contribuam para o crescimento profissional esperado.

Atualize seu currículo

Manter-se atualizado pode te ajudar a se destacar no mercado com mais facilidade. É importante conhecer os métodos clássicos e consolidados, mas também possuir um perfil inovador e criativo, que pode auxiliar no desenvolvimento da empresa ou de um determinado projeto.

Não esqueça de manter o currículo bem feito e sempre atualizado com as novas conquistas e aprendizagens, pois isso permite que recrutadores avaliem o seu perfil profissional e te considerem para novas vagas.

Se você gostou dessas dicas, clique aqui para ler um pouco mais sobre linguagem corporal para se dar bem no trabalho e na entrevista.

 

Compartilhe

Veja também: