Como promover criatividade e engajamento do colaborador

Como promover criatividade e engajamento do colaborador
06/11/2019

Bem-estar no ambiente de trabalho é uma das questões mais discutidas atualmente. Até um tempo atrás não se tinha muita informação e parte das empresas também não tinham muito foco em seus colaboradores. 

Atualmente já se sabe sobre a importância do bem-estar no trabalho. Um colaborador bem tem muito mais engajamento com as metas da empresa e é muito mais criativo na resolução de problemas e inovação em projetos.

Por que promover bem-estar no ambiente trabalho?

Por mais que a empresa já esteja atendendo a todas as regularidades da lei, e ofertando todos os direitos para os seus colaboradores. Isso já não é mais suficiente. Com a rotina corrida e estressante no ambiente de trabalho, competitividade e cobrança. Ter apenas os seus direitos não é mais motivador.

O estresse se tornou o mal do século. Diversos problemas de saúde mental estão em alta, pois são questões que cada vez mais fazem parte do dia a dia do trabalhador. Por isso por mais que benefícios como plano de saúde e auxílio alimentação sejam ótimos. É importante a empresa ir além disso.

Para aumentar o engajamento dos colaboradores é importante investir na qualidade de vida deles dentro do ambiente de trabalho.

Promover atividade física

Promover iniciativas de atividade física é uma ótima forma de promover bem-estar no ambiente de trabalho. Já foi comprovado que prática de exercícios aumenta a sensação de bem-estar e também a produtividade.

É possível incentivar essas atividades com aulas semanais na empresa para os interessados. Pode ser uma atividade como Yoga. Que não precisa de aparelhos ou de sair da empresa. A yoga ainda traz benefícios como combater dores lombares, muito comuns em quem trabalho em escritório.

Outras atividades como montar times de esportes e promover jogos em finais de semana também é uma opção. E pode ser uma ótima forma de melhorar a dinâmica dos colaboradores na equipe do trabalho.

Ambiente flexível

É muito importante que o ambiente de trabalho seja flexível em diversos aspectos. É muito incômodo ter supervisores vigiando quanto tempo o funcionário passa na mesa de trabalho ou quantas vezes ele vai ao banheiro. Confira algumas dicas simples para deixar o ambiente da empresa mais favorável para tornar os colaboradores mais criativos e produtivos.

Decoração

Para alguns mexer na decoração da empresa pode não ser prioridade. Mas estudos já confirmaram que as cores tem grande influência no cérebro humano. Por isso manter o ambiente com clima austero não é uma boa opção.

Cores como verde, azul e branco estimulam criatividade, calma, inovação e tranquilidade. Colaborando para reduzir a ansiedade e estresse que o trabalho pode trazer.

Ambiente confortável

Investir em cadeiras e mesas mais confortáveis, ambientes com boa iluminação. Trazer plantas para dentro do ambiente do escritório. Fornecer organizadores para os colaboradores deixarem suas mesas bem arrumadas. 

Colocar quadros de recados ou com tarefas para ajudar que as pessoas da equipe não esqueçam das novas atividades é uma boa ideia. Além disso é indicado valorizar e permitir que os colaboradores tragam suas próprias decorações para seus espaços.

Espaços para interação

Muitas vezes permitir a interação entre pessoas de setores diferentes, que em empresas tradicionais nunca se veriam, pode ser a chave para a criatividade. Muitas vezes forçar a mente e o corpo a se manter tentando resolver um problema só deixa a pessoa mais exausta e improdutiva. 

Então esses espaços de interação entre os colaboradores, com cafézinho, lugares para conversar e até se deitar podem ajudar o funcionário a voltar uma solução criativa após alguns minutos de descanso.

É importante que a empresa não apenas inclua esses espaços, mas também incentivem os colaboradores a usá-los. 

Resultados acima de jornada de trabalho

Já se foi o tempo em que o colaborador de uma empresa vendia seu tempo. Eles vendem soluções, criatividade e acima de tudo, resultados. Portanto é importante que os resultados sejam mais valorizados do que o tempo dentro da empresa.

Ter atitudes como permitir que um funcionário produtivo saia mais cedo do trabalho sem precisar repor horas é uma ótima forma de manter um ótimo clima organizacional. E com certeza vai aumentar o engajamento dos colaboradores.

Valorizar a produtividade e resultados do colaborador é muito mais importante do que querer prendê-lo dentro da empresa. Vale ressaltar que quanto mais satisfeita a equipe está, mais eles vão se esforçar para produzir e se manter na empresa.

Valorização do bem-estar mental

Atualmente distúrbios de caráter depressivo estão se tornando cada vez mais comuns nas empresas. As exigências estão mais altas, o estresse e a competitividade, tudo isso colabora para que a saúde mental dos funcionários seja afetada. É muito importante alertar para esse problema e ter muita atenção e cuidado com o bem-estar mental da equipe.

Acompanhamento psicológico

Distúrbios como o burnout ou esgotamento mental, estão aparecendo com frequência altíssima. Até algum tempo não se ouvia nesses problemas ocasionados pelo trabalho em excesso. Hoje eles se tornaram a maior causa de afastamento do trabalho.

Por esse motivo ter acompanhamento psicológico na empresa para toda a equipe e fornecer atividades de relaxamento é tão importante. Estar atento ao bem-estar de cada funcionário é essencial, por isso é importante fazer campanhas de saúde mental e mostrar que a empresa se importa com cada um de seus colaboradores.

Inclusão

Os jovens estão ingressando no mercado de trabalho, pessoas de diversas etnias, religiões, gêneros e orientações sexuais estão trabalhando juntas. E a inclusão de pessoas diferentes com respeito nesses ambientes é muito importante.

O RH e as empresas precisam criar políticas que façam essas pessoas se sentirem incluídas, respeitadas e para que todos possam trabalhar em um ambiente saudável. Assim a empresa precisa se mostrar preocupada com seus funcionários como indivíduos.

Trabalhar para um bom clima organizacional e bem-estar no ambiente de trabalho não pode se limitar a atitudes genéricas. Afinal cada indivíduo tem necessidades específicas além das gerais. 

Gostou do artigo? Que tal compartilhar com a sua equipe ou o RH da sua empresa? 


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.

Compartilhe

Veja também: