Como mudar de área de trabalho?

Como mudar de área de trabalho?
02/12/2019

Mudar de área de trabalho pode ser a saída para quem não se encontra mais no seu trabalho atual. Uma pesquisa realizada com cinco mil profissionais apontou que 93% deles desejavam mudar de emprego. A mudança pode ser motivada por diversas razões.

Mas o importante é ter um plano para fazer essa mudança, sem trazer problemas para a sua carreira. Neste artigo você encontra dicas para mudar de área de trabalho da forma mais tranquila e bem-sucedida possível.

Decisão da mudança

Antes de tudo você precisa entender que não é vergonha nenhuma sentir vontade de fazer uma mudança na sua carreira. O problema seria se você mesmo infeliz em seu emprego se mantivesse persistindo naquilo, mesmo sem conseguir evoluir e ser produtivo.

A decisão precisa ser tomada de forma bem clara, para quem você tenha bons motivos e não desista no meio do caminho.

Você não se sente mais feliz na sua área? Não encontra emprego na sua área e quer migrar para um mercado mais promissor? Quer retomar uma vontade antiga de trabalhar em algo que não teve oportunidade?

Qualquer motivação é válida, depois de tomar a decisão precisa começar a traçar o seu plano para fazer a mudança da forma mais eficaz possível.

Requalificação

O primeiro passo para ser bem-sucedido ao mudar de área de trabalho é se requalificar. Quem vai para uma área bem diferente pode precisar de um novo curso, não necessariamente de um novo diploma de faculdade.

Mas você pode optar por uma nova pós-graduação, mais direcionada para a sua nova área. Pode também optar por fazer um curso de idiomas e até um curso de extensão. 

Assim como uma nova certificação ou se especializar em um software da sua nova área. O mais importante é se atualizar para o mercado que você deseja ingressar.

Atualização de currículo

Com a sua nova meta e suas novas qualificações em mãos, agora você precisa atualizar o seu currículo. O primeiro passo é entender que a sua experiência profissional em outra área não precisa ser totalmente descartada.

Algumas coisas podem ser irrelevantes e estas podem ser cortadas do seu currículo. Porém outras experiências devem se manter. 

Mostrar que você trabalhou em outra área e agora deseja ingressar em um novo mercado mostra coragem e organização. Não é um ponto fraco como muita gente acredita. 

Sua vontade de mudar de área de trabalho deve ser deixado bem claro no campo objetivo, reforçando que você está determinado e dedicado a trabalhar nessa nova área.

Tendo isso em vista, agora você precisa avaliar as suas qualificações e competências. E usá-las a seu favor no seu novo currículo. Destaque também os seus cursos e certificações, ter conhecimento é muito importante na entrevista de emprego para quem ainda não tem experiência em determinada área.

Faça networking

Fazer networking é muito importante para conseguir encontrar a sua nova vaga. Use a sua rede no LinkedIn. Envie o seu currículo por email para pessoas que podem te ajudar a conseguir a sua nova vaga, indicando o seu objetivo de mudar de área.

Faça essas coisas, mas tenha cuidado. Nada de enviar para todo mundo com um texto genérico. Faça tudo de forma estratégica.

Vá a palestras relacionadas a área na qual você deseja ingressar e faça novos contatos. É essencial que você seja visto pelo mercado, isso aumenta as suas chances de conseguir a sua vaga em pouco tempo.

O que considerar

Na hora de decidir mudar de área de trabalho e fazer o seu plano é preciso tomar cuidado e considerar alguns pontos importantes. Levando certas coisas em consideração para aumentar as suas chances de ingressar nessa área.

Mudando dentro da empresa

Você não precisa necessariamente pedir demissão e ir procurar outro emprego. Se existe vaga dentro da sua empresa para a área que você deseja, é possível conversar com o seu superior e avaliar a possibilidade de mudar de área dentro da própria empresa. 

Claro que é necessário que você seja um colaborador proativo, dedicado e que tenha outras qualidades. Mostrar que está bem determinado a fazer essa mudança e que tem qualificação para trabalhar na nova área também é muito importante.

Autônomo

Trabalhar como autônomo em um primeiro momento pode ser uma boa forma para conseguir experiência. Se você deseja trabalhar em uma área onde é possível prestar serviço pela internet, por exemplo, ter essa iniciativa é muito importante para demonstrar determinação e aprender mais sobre a sua nova área de atuação.

Um passo para trás

Talvez você já tenha conquistado um cargo alto e bom salário na área em que está inserido. Mas para quem deseja mudar de área de trabalho, considerar dar um passo para trás é muito importante.

Você pode precisar aceitar um cargo menor em uma empresa menor, ou até mesmo aceitar um salário inferior ao que você recebe hoje.

Isso pode assustar, mas se você tem um bom planejamento, não tem motivos para ter medo de dar um passo para trás agora. Isso vai te ajudar a evoluir com o tempo na sua nova área e construir uma carreira desempenhando essa nova atividade.

Reserva de Emergência

Um passo importante é ter uma reserva de emergência. Se você vai abrir mão do seu emprego atual e buscar um novo, ter essa tranquilidade de uma reserva para emergências e para se sustentar por um período é muito importante.

A reserva pode ser equivalente a seis meses ou um ano do seu custo de vida. O que facilita a situação para que você possa se concentrar em crescer e se destacar na nova área. Sem a preocupação de pagar as contas e os seus custos e da sua família pelo menos por um tempo.

Gostou do artigo? Conta nos comentários se você já pensou em trocar de área de trabalho.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.

Compartilhe

Veja também: