Como lidar com o aumento da competitividade no mercado de trabalho

Como lidar com o aumento da competitividade no mercado de trabalho
25/08/2020

Atualmente a competitividade no mercado de trabalho aumentou muito. E tem sido difícil para muitas pessoas, principalmente jovens, conseguir uma colocação no mercado de trabalho. Portanto aprender a lidar com a competitividade do mercado de trabalho é o primeiro passo para melhorar a sua situação.

Neste artigo você aprende sobre como lidar com a competitividade no mercado de trabalho e aumenta as suas chances de conseguir uma vaga de trabalho. Saiba como está a competitividade no mercado e como driblar esse problema.

Razões do aumento da competitividade

As razões para o aumento da competitividade no mercado de trabalho podem ser muitas. Mas ficou óbvio para analistas do mercado que algumas razões são as maiores causas do atual aumento da competitividade no mercado de trabalho.

Redução das vagas de emprego

Em contrapartida a redução das vagas de emprego, o número de pessoas em idade ativa aumentou. Ou seja, segundo o IBGE, entre 2005 e 2015 o número de pessoas em idade ativa disponível para o mercado de trabalho aumentou em 37,2%. 

Porém com a crise econômica e política no país, boa parte dos setores reduziram vagas. Afinal, a demanda por funcionários vai crescer quando a empresa conseguir crescer. E muitas não conseguem se manter por mais que os 5 primeiros anos de vida. 

Portanto a redução de vagas disponíveis no mercado, embora seja o motivo mais óbvio, é sim uma das razões que não podemos deixar de falar.

Pouca qualificação

Os jovens em sua maioria possuem pouca qualificação para as vagas que se encontram disponíveis, sendo assim fica muito mais complicado conseguir uma vaga de emprego. A competitividade no mercado de trabalho aumentou devido às necessidades das empresas, que agora é maior. 

Antigamente aprender um ofício na empresa era natural, e até louvável. Trazer o jovem para aprender na empresa significava manter aquele trabalhador por muitos anos. Hoje é possível observar que isso não acontece mais, as empresas precisam de jovens com alta qualificação e profissionais com soluções para os problemas da corporação.

Valorização do QI

O quem indica era visto antes como algo imoral, mas atualmente ser indicado é visto como ponto positivo. É como se o profissional já viesse com garantias. O contrário de contratar alguém novo que não se conhece as condutas e dedicação ao trabalho.

Por isso o network é tão importante atualmente. Mas infelizmente os jovens perdem nesse quesito também. Tendo em vista que quando não se tem experiência não se tem a quem recorrer para pedir uma indicação.

Como se adaptar

Para se adaptar a competitividade do mercado de trabalho é necessário criar formas de se fazer mais atrativo para as empresas. O mais adaptável vence no cenário atual do mercado de trabalho. 

Então se você está fazendo o mesmo há algum tempo e não conseguiu resultados, está mais do que na hora de fazer mudanças. Antes de tudo tenha em mente que aprender sobre a vaga a qual você se candidatou e sobre a empresa é fundamental. 

Nunca deixe de se dedicar a saber mais sobre o que você quer fazer, ao invés de chegar na entrevista sem saber de nada. Hoje aprender tudo na empresa não é mais uma opção, você precisa agregar valor.

Buscar network é muito importante, não deixe de buscar por formas de conhecer pessoas. Uma boa forma de fazer network para quem não tem experiência no mercado é com o trabalho voluntário.

Como deixar seu currículo mais competitivo

É sempre importante deixar o seu currículo mais atrativo. Opte sempre por se qualificar mais. Quem está antenado nas novidades do mercado que buscou atuar sai na frente. Você não precisa necessariamente buscar por uma nova graduação. Especializações e cursos profissionalizantes, no entanto, são ótimas opções.

Além disso há outras opções como trabalho voluntário, especialmente se for na área que você deseja atuar. Também vale a pena listar qualidades suas que podem agregar ao seu trabalho na empresa. Idiomas ainda são diferencial no currículo dos entrevistados.

Enviar carta de apresentação e até mesmo um projeto seu realizado na faculdade, ou um portfólio, pode ser o grande diferencial em relação a outros candidatos. 

A dica mais importante é observar o seu currículo antes de enviar e usar estratégias para deixá-lo mais atrativo para aquela vaga especificamente. Não é só distribuir um currículo básico por todos os lugares.

Como lidar com a competitividade em entrevistas

Nas entrevistas muitas vezes são feitas dinâmicas de grupo, o nervosismo toma conta dos entrevistados e isso costuma piorar nas atividades em grupo.

A grande dica é não demonstrar superioridade, o mais importante é se destacar naturalmente ao invés de se esforçar para parecer melhor. Muitas vezes a dinâmica consiste em resolver um problema em equipe.

Ajude seus colegas e se dedique com foco total na solução. Isso demonstra seriedade, foco, bom trabalho em equipe e principalmente, te coloca no perfil de solucionador, que é o perfil mais buscado pelas empresas.

Jovens e o mercado de trabalho

Segundo o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) a taxa de desemprego entre os jovens entre 18 e 24 anos aumentou em 26%. Os jovens passaram a se dedicar mais a trabalhos informais, afinal é mais difícil para um jovem entre 18 e 24 anos ser contratado em um trabalho com carteira assinada.

Também é mais fácil um jovem ser demitido, levando em consideração que a remuneração para um empregado mais velho, que está mais tempo na empresa, é maior. Por isso as empresas em dificuldades econômicas optam por demitir os funcionários jovens.

Ainda assim é possível vislumbrar sucesso no mercado de trabalho para os jovens. Porém é necessário muita dedicação para colocar as dicas deste artigo em prática.

Gostou do artigo? Aproveite e se cadastre na Engenha para concorrer a diversas vagas de emprego.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.

Compartilhe

Veja também: