Como lidar com a falta de experiência no currículo

Como lidar com a falta de experiência no currículo
12/05/2021

A maior preocupação de muitos jovens é a falta de experiência no currículo. Isso pelo fato de que a maior parte dos jovens não possuem ainda nenhuma experiência profissional. No entanto, a maioria das vagas vem com exigências de pelo menos 6 meses em determinada função.

Sendo assim nosso artigo vai esclarecer como você pode conseguir deixar seu currículo mais atrativo e lidar com a falta de experiência para conseguir o seu primeiro emprego.

Melhore suas qualificações

O primeiro passo para quem tem pouca ou nenhuma experiência é sempre melhorar as suas qualificações. Se você não conseguiu o seu primeiro emprego ainda ou não teve nenhuma outra experiência, aposte em melhorar a sua qualificação.

Invista em curso de idiomas, inglês ou espanhol ainda são grande diferencial. Além disso aposte em outros cursos, aprenda a lidar com uma nova ferramenta da sua área. Vá a uma conferência. 

Aprenda o máximo que puder e deixe o seu currículo muito mais rico. Mostre para as empresas que você tem muito conhecimento, só precisa de uma oportunidade para colocar tudo em prática e trazer resultados.

Seja sincero

Nada de mentir no currículo ou na entrevista de emprego. Sempre seja muito sincero, deixe claro que você infelizmente ainda não teve uma oportunidade, mas que já tem bastante conhecimento e quer trazer resultados para a empresa.

Se o seu nível de inglês for básico nunca diga que está no intermediário. Muita gente faz isso e se dá mal, o entrevistador começa a falar em inglês e a pessoa que não sabe responder perde a vaga pela falta de honestidade.

Se está no nível básico, seja de inglês ou de conhecimento em qualquer coisa, seja sincero. Diga que começou agora e que ainda está aprendendo, mas que quer se aperfeiçoar.

Busque outros tipos de experiência

Outra coisa que pode te ajudar é buscar outros tipos de experiência. Nem sempre apenas o período em alguma empresa vai contar como experiência.

Voluntariado

Ser voluntário é uma ótima forma de conseguir experiência. Por não ser um trabalho remunerado mostra que você está muito disposto para trabalhar. Você pode buscar algo na sua área e usar as suas habilidades.

Independente do que escolher, o trabalho voluntário é uma ótima forma de conseguir experiência e também de fazer networking.

Estágios

Estágio não tem carteira assinada. E alguns não tem uma remuneração muito boa. Mas o mais importante é conseguir experiência, e dessa forma você consegue experiência na sua área. Perca o medo e comece a procurar por estágios, eles podem ser seu melhor aliado no começo de carreira.

Além disso é uma ótima forma de conseguir fazer network, ou mesmo de ser contratado. Muita gente entra como estagiário em uma empresa e é efetivado pela sua dedicação e crescimento lá dentro.

Se você está no ensino médio ou mesmo na faculdade, aposte nos estágios para conseguir experiência. Eles são a melhor oportunidade que você poderá encontrar nesta fase.

Mas se não estiver conseguindo uma oportunidade de estágio, não deixe de lado as outras formas de conseguir experiência. Fazer voluntariado enquanto procura um estágio é uma ótima forma de conseguir aumentar as suas chances de conseguir agregar experiência ao seu currículo.

Estágios não remunerados

Os estágios não remunerados são encarados como escravidão pelos estudantes e muitos passam bem longe. É até compreensível para quem precisa de dinheiro para pagar passagem ou lanche no dia a dia. 

 

Alguns estágios não remunerados, no entanto, podem disponibilizar passagem para o estudante conseguir se deslocar. Isso é ótimo, mas não é obrigatório. Portanto esteja ciente que você pode não receber nada para trabalhar.

 

E isso não é ruim, é experiência e você ainda consegue conhecer pessoas e talvez ser contratado na empresa. Por isso deixe o seu preconceito de lado e vá em frente mesmo que a sua única oportunidade agora seja um estágio não remunerado.

Trabalhos na faculdade

Os seus trabalhos da faculdade podem contar como experiência sim. Não tem problema nenhum em apresentar um projeto da faculdade como experiência. Se é tudo o que você tem no momento já é muito melhor do que nada.

Aposte nas melhores experiências, nos projetos maiores e melhor desenvolvidos. Se você apresentou algum artigo científico, não tenha vergonha de mostrar que trabalhou em uma pesquisa ou outro tipo de projeto.

Para quem precisa de portfólio esses projetos da faculdade também são a melhor saída quando você ainda não conseguiu o seu primeiro emprego. 

Ressalte sua vontade de aprender

É muito importante que você mostre que o seu principal objetivo não é ganhar dinheiro, ou ser reconhecido. Você está buscando o seu primeiro emprego, então o seu maior objetivo é aprender e conseguir colaborar com a empresa.

Por isso ter qualificação é tão importante, isso mostra que você quer desempenhar um bom trabalho. Além disso tenha inteligência emocional para lidar com os nãos ou com as críticas. 

Trabalhar o seu desenvolvimento pessoal é tão importante quanto o profissional. Tudo é importante na sua carreira e o começo pode parecer bem difícil, mas é nele que você deve se empenhar ainda mais para crescer como pessoa e assim conseguir crescer como profissional.

Falta de experiência não é falta de capacidade

Se achar necessário destaque na entrevista que ainda não conseguiu um emprego por falta de experiência no currículo. Mas que você está totalmente interessado em aprender e trabalhar trazendo resultados concretos para a empresa.

Gostou do nosso artigo? Fala pra gente quais são as experiências que você tem até o momento!


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.

Compartilhe

Veja também: