Como fazer um currículo

Como fazer um currículo
22/08/2018

Para conseguir um novo emprego, o seu currículo é fundamental. Faça certo, e você terá uma entrevista em pouco tempo, mas se fizer errado, você terá rejeição após rejeição. Cada currículo é diferente, pois você quer mostrar por que seu conjunto de habilidades o torna adequado para a posição que você está se candidatando naquele momento, mas todos seguem um modelo semelhante.

O que é um currículo?

O currículo, abreviação de curriculum vitae , é um documento de marketing pessoal usado para se vender para possíveis empregadores. Deve dizer sobre você, sua história profissional e suas habilidades e realizações. Em última análise, deve destacar por que você é a melhor pessoa para o trabalho.

O que devo incluir no meu currículo?

1. Nome, cargo e informações de contato

A primeira parte do seu currículo, posicionada no topo da página, deve conter seu nome, cargo e detalhes de contato. Quando se trata de seus detalhes de contato, seu endereço de e-mail e números de telefone são essenciais.

2. Perfil pessoal

Um perfil pessoal é um dos aspectos mais importantes do seu currículo. É um pequeno parágrafo que fica logo abaixo do seu nome e detalhes de contato dando aos possíveis empregadores uma visão geral de quem você é e do que você é.

Você deve adaptar seu perfil a todos os trabalhos para os quais se candidatar, destacando qualidades específicas que combinem com o cargo. Procure manter sua declaração pessoal curta e simpática, e não mais do que algumas frases. Para aproveitar ao máximo esta seção, você deve tentar abordar o seguinte:

- Quem é você?
- O que você pode oferecer à empresa?
- Quais são seus objetivos de carreira?

3. Experiência profissional

Sua seção de experiência profissional lhe dá a chance de descrever seus trabalhos anteriores, estágios e experiência de trabalho.

Ao informar cada experiência, indique o seu cargo, empresa, as datas em que trabalhou e uma linha que resume o papel. Em seguida, marque suas principais responsabilidades, habilidades e conquistas.

Ajuda a escolher as tarefas mais relevantes para o trabalho que você está solicitando, especialmente se for uma lista longa. Se você tiver muitos anos de experiência, poderá reduzir os detalhes de papéis antigos ou irrelevantes. Se você tiver posições de mais de 10 anos atrás, você pode excluí-las.

4. Formação

Informe o nome das instituições e as datas em que você esteve lá, seguidas das qualificações e notas obtidas.

Próximos passos

Seu currículo é a sua chance de causar uma ótima primeira impressão e garantir uma entrevista, portanto, siga este guia e em seguida, cadastre seu currículo no Engenha para se candidatar ao seu próximo emprego.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.

Compartilhe

Veja também: