Como escrever e formatar um bom currículo

Como escrever e formatar um bom currículo
21/09/2020

Escrever o melhor currículo pode ser o seu diferencial na hora de conseguir a tão sonhada vaga de emprego. Por isso é muito importante se dedicar na hora de escrever e formatar o currículo para alcançar suas metas.

Para os recrutadores um currículo baseado em um modelo copiado de qualquer lugar não tem nenhum valor. E você precisa fazer o seu currículo ser atrativo para eles. A empresa deve precisar de você. Mas antes de conseguir mostrar no dia a dia a sua capacidade, você deve mostrar no currículo.

Por isso entenda como escrever e formatar o currículo e conseguir se fazer muito mais atrativo para a empresa. Aumentando as chances do seu perfil ser selecionado para a próxima etapa e até conquistar a vaga.

O que deve ter no currículo

Entenda o que precisa ter no seu currículo e como você vai organizar essas informações. Antes de tudo entenda que os nomes curriculum e currículo estão corretos. Você pode escolher qualquer um dos dois para escrever. 

Porém não é indicado fazer uma espécie de título na parte superior com o nome “currículo”.

Cabeçalho com informações pessoais

As informações colocadas no cabeçalho devem ser as mais relevantes, o seu nome completo, seu contato telefônico e email. Endereço atual, ou mesmo apenas a cidade e região. Vale a pena colocar também a sua idade. Foto só deve ser colocada no currículo caso seja pedido pela empresa, exceto em sistemas de candidatura online que não adicionar sua foto pode diminuir a chance do seu currículo ser visualizado. Nesse caso a foto deve ser adicionada no sistema e não dentro do currículo.

Objetivos

Os objetivos também devem estar claros. Por isso esta área pode ser incluída no seu currículo. Você pode escrever coisas como “Tenho interesse em trabalhar no setor _____, desenvolvendo a minha carreira nesta área.”

Ou mesmo “Meus objetivos são trabalhar com _____, desenvolvendo projetos no setor de ______, e melhorando os resultados da empresa.”

Seja claro e curto, mas evite ser muito abrangente e parecer que as frases são muito genéricas. 

Vale a pena explicar se estiver mudando de área de trabalho e deixar claro o motivo do seu interesse na nova área.

Formação acadêmica

Nesta área você deve listar suas experiências acadêmicas, seu curso de graduação, especializações e cursos acadêmicos. Vale a pena especificar também qual a instituição na qual você estudou.

Experiências complementares 

Nesta área descreva experiências complementares, como cursos de oratória, por exemplo. Ou mesmo cursos de idiomas e programas de voluntariado. Além de experiências com intercâmbio.

Experiências profissionais

Esta é a parte do currículo que é mais conhecida por todos. Não tem erro, basta listar suas experiências profissionais. Além do cargo, empresa e setor. Especifique também o período que trabalhou e as suas atribuições na função.

Para os jovens ainda sem nenhuma assinatura na carteira, vale especificar experiências como estágios ou jovem aprendiz. Tente não deixar em branco, mas se você não tiver realmente nada para colocar aqui, então tire esta área do seu currículo e tente deixar as outras mais ricas.

Como apresentar suas qualificações e pontos fortes

Enviar uma carta de apresentação é o mais indicado. Esse é um melhor espaço para listar suas qualificações e pontos fortes. Se não for possível por algum motivo enviar uma carta de apresentação, tente demonstrar seus pontos fortes ao longo do seu currículo, sem parecer desesperado ou muito egocêntrico.

No objetivo por exemplo, você pode afirmar que quer trabalhar com determinado ramo por ser uma pessoa muito observadora e gostar de solucionar problemas, por exemplo.

Em áreas de experiências profissionais, você pode afirmar que quando trabalhou para determinada empresa, estava focado em projetos relacionados a determinados setores e conseguiu ótimos resultados após muita dedicação.

Sempre verifique se o que está sendo escrito no currículo é coerente e condiz com a verdade. Tente nunca aumentar as coisas, para parecer melhor e evite falar exageradamente de você.

Isso vai te ajudar a passar a imagem de alguém que se importa com o seu trabalho e metas. Aumentando as chances de conseguir passar para a próxima fase do processo seletivo.

Além disso, busque por desenvolvimento pessoal, isso vai te ajudar a tornar seu perfil mais atrativo para as empresas.

Experiências relevantes

Nem sempre todas as experiências que você passou ao longo da sua carreira são relevantes. Sabe aquela única semana que você ficou no estágio antes de encontrar um estágio melhor? Não é muito inteligente compartilhar essas experiências no seu currículo. 

Por isso avalie tudo o que pode ir para o currículo e filtre o que não faz sentido compartilhar. Deixe apenas o que pode ser relevante e te ajude a conquistar o emprego. Além disso não coloque coisas irrelevantes apenas para encher espaço.

Como formatar o currículo

O currículo deve ser simplificado, nada de formatações malucas, com desenhos, contornos e muita informação visual. Isso deixa os olhos de quem lê desconfortáveis e por isso para aumentar as chances do seu currículo ser lido com cuidado, evite exageros. 

Os tópicos devem ser separados como foi falado neste artigo e você deve sempre que possível utilizar listas quando descrever cursos, por exemplo. Separe os tópicos deixando-os com letras maiores do que as letras do conteúdo. Porém sem exagerar.

Opte por fontes básicas, que não sejam muito desenhadas e também evite deixar o seu currículo colorido. Branco e preto está de bom tamanho.

Dicas para simplificar a apresentação

A sua apresentação deve ser simplificada. Se o seu nome completo é muito longo, invista em um nome mais curto para a sua apresentação. Pode ser o primeiro e último nomes.

O seu endereço também deve ser mais curto. Nada de especificar pontos de referência, apenas coloque seu bairro, cidade, rua e número da casa ou prédio. Mais que isso é desnecessário.

Os contatos devem ser do telefone que você mais utiliza e o e-mail mais atual. Tenha um e-mail simplificado e profissional. Nada do seu nome no diminutivo, e-mail muito longo ou mesmo aquele endereço de quando estava no ensino médio, com termos como “gata” ou o nome do seu time de futebol.

Gostou do nosso artigo? Se cadastre na Engenha e confira muitas vagas de emprego! Com o seu currículo bem escrito as suas chances de conseguir uma vaga são ainda maiores.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.

Compartilhe

Veja também: