Como escolher a engenharia certa para você

Como escolher a engenharia certa para você
18/12/2019

Quando chegam ao momento de escolher qual caminho seguir, muitos alunos se perguntam como escolher a engenharia certa. Esse questionamento é totalmente válido. Tendo em vista que existem várias engenharias para escolher apenas uma.

A taxa de evasão universitária no último ano esteve em 24% na rede pública e 23% na rede particular. Segundo pesquisa do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Tendo a insatisfação com o curso e a troca de curso como principal causa dessa evasão.

Por isso neste artigo você confere algumas dicas de como escolher a engenharia mais adequada para você. Com calma, informação e estratégia é possível descobrir a melhor área para o seu perfil e acertar na sua escolha.

Principais engenharias

As engenharias mais conhecidas são as que geralmente mais atraem o olhar dos estudantes. E não tem problema nenhum em considerar essas opções. Só é necessário estar muito bem informado sobre elas. 

Portanto confira quais as principais e mais conhecidas engenharias do mercado:

Engenharia Civil

Essa é sem dúvida a engenharia mais famosa, essa é a engenharia voltada para a criação, planejamento e execução de obras de construção e reforma. É um mercado que já foi mais promissor, hoje a saturação de imóveis disponíveis tornou o mercado mais complicado para esses profissionais.

Engenharia Elétrica

O engenheiro desta área trabalha com processos e sistemas de distribuição de energia elétrica e geradores. É sem dúvida uma área muito importante para a engenharia e para o mercado. Se você tem interesse nessa área pode considerar cursar a engenharia elétrica.

Engenharia de Produção

Essa engenharia trabalha para desenvolver e melhorar linhas de produção. O profissional desta área é muito importante no mercado e pode encontrar trabalho em diversos setores. Pois a maioria dos setores precisa de uma boa linha de produção para aumento dos lucros. 

Ramos como indústria têxtil, automobilístico e muitos outros valorizam bons engenheiros de produção.

Engenharia Mecânica

Os profissionais da engenharia mecânica trabalham diretamente com a criação e manutenção de máquinas. Essas máquinas podem ser em diversos seguimentos, como na linha de produção de diversas áreas.

Além de lidar com a construção, geração de energia e também análise estrutural desses equipamentos.

Engenharia Mecatrônica

O engenheiro mecatrônico tem diversas funções, como criar, implantar e gerenciar sistemas e equipamentos de automação da linha de produção de uma empresa. Isso aumenta a produtividade desses setores.

Engenharia Química

O profissional de engenharia química trabalha desenvolvendo processos e métodos eficazes de extração de matéria-prima, preservando o meio ambiente e evitando desastres. Ele também lida com a transformação dessa matéria-prima em produtos.

Engenharias do futuro

Para quem deseja ingressar em uma engenharia é muito importante analisar quais as engenharias estão em destaque no mercado e devem ser as mais valorizadas no futuro. Tendo assim melhores condições de tomar a decisão mais adequada para ter uma carreira de sucesso.

Engenharia de computação

O engenheiro de computação está em alta, eles projetam, melhoram e criam sistemas e aparelhos de computação. Lidam com telecomunicações e desenvolvimento de software. É um campo que já ganha espaço há um bom tempo e a tendência é só aumentar.

Engenharia Ambiental

Tendo em vista a maior preocupação ambiental, que começou com movimento da população em todo mundo e forçou empresas a lidarem melhor com geração de resíduos e outras questões, a engenharia ambiental vem ganhando mais destaque.

Essa área lida com desenvolvimento sustentável, tratamento de água, drenagem, gestão de resíduos e muitas outras questões.

Engenharia de Inteligência Artificial

Há alguns anos falar em Inteligência Artificial parecia algo fantasioso para muitas pessoas. Atualmente sabe-se que mercado precisa de pessoas criando e desenvolvendo esse tipo de tecnologia.

Por isso profissionais dessa área são cada vez mais valorizados. No mercado do futuro essa engenharia é sem dúvida uma das que mais vão precisar de bons profissionais.

Engenharia de Big Data

Big Data é um termo dentro da tecnologia da informação que ganhou tanto espaço a ponto de se tornar uma das engenharias do futuro. O profissional de engenharia Big Data lida com grandes volumes de informação.

Elas precisam ser processadas e armazenadas de forma a ajudar a empresa a tomar decisões que torne suas negociações mais bem-sucedidas. 

O diferencial é que os sistemas criados por esses profissionais podem lidar com um volume de dados muito maior do que o normal. Esse já é um dos profissionais mais requisitados no mercado no momento. A tendência é só aumentar.

Como escolher

Sabendo de tudo isso, você chega ao momento de tomar a sua decisão. Então como escolher a engenharia certa? É preciso levar algumas coisas em consideração para que a sua decisão seja a mais assertiva possível.

Características pessoais

Você precisa avaliar os seus gostos pessoais, quais as suas aptidões e habilidades. Com qual tipo de assunto você mais se identifica. Pessoas com preocupações ecológicas podem optar por engenharia florestal ou engenharia ambiental e trabalhar com Gestão de Resíduos, por exemplo.

Portanto é muito importante avaliar o seu perfil pessoal. Afinal o seu trabalho deve sim gerar prazer, ou você será uma pessoa muito menos criativa, produtiva e eficiente no ramo de trabalho que escolher. Do que se escolher algo com o qual realmente se importa.

Carreiras

É importante conhecer a carreira da área que você pretende ingressar, quais os cargos que você pode ocupar. Locais onde você pode trabalhar. Quais engenheiros se destacaram nessa área e o que eles fizeram, como foi a carreira deles.

Pesquise a fundo, não tenha medo de perguntar, se informar. Você precisa de todas essas informações para tomar a melhor decisão, por isso se informe.

Demanda do mercado

É essencial levar em consideração a demanda do mercado e como o mercado de engenharia está atualmente e no futuro no Brasil. Tendo em vista que você deve valorizar as maiores chances de conseguir uma vaga e de fato atuar no mercado para ter experiência e desenvolver sua carreira.

Gostou do artigo? Conta nos comentários qual a sua área de engenharia.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.

Compartilhe

Veja também: